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terça-feira, 29 de novembro de 2016

Projeto Afro/2016: história e culturas africana, afro-brasileira, indígena e cigana


A E. E. Professora Maria Coutinho, localizada no município de Contagem, SRE Metropolitana B, realizou nos meses de outubro e novembro o Projeto Afro/2016. Trata-se de um projeto interdisciplinar que teve como objetivo conhecer e promover a valorização das histórias e culturas africana, afro-brasileira, indígena e cigana; fomentar discussões a respeito do preconceito racial, cultural e religioso; proporcionar aos alunos a construção de uma consciência política e histórica de valorização das diversas culturas e identidades presentes no espaço escolar e em nossa sociedade; aplicar a Lei 10.639/03, que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da Rede de Ensino.

O projeto envolveu todos os alunos da escola por meio de atividades diversificadas, tais como discussões em sala de aula, análise de filmes e músicas, oficinas de pintura de camisas, teatro, dança, música, pesquisas orientadas, produção de jogos e brincadeiras africanas, produção de textos e painéis temáticos.

Neste ano, além da abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira, propusemos também discutir e desconstruir os inúmeros preconceitos existentes em relação aos índios e aos ciganos, apresentando aos alunos as riquezas culturais destes povos e suas contribuições para a humanidade.


São listados a seguir os temas abordados no projeto: a culinária africana e afro-brasileira; saúde da população afro descendente; raça, preconceito, discriminação e racismo; personalidades negras e suas trajetórias; a beleza negra e a questão da identidade; jogos, brincadeiras e símbolos africanos; danças e músicas africanas e afro-brasileiras; histórias e culturas de alguns países africanos (Angola, Argélia, Marrocos, Cabo Verde, África do Sul, Egito, Moçambique, Quênia, Guiné Bissau e Líbia); o congado e a Comunidade dos Arturos; a trajetória histórica e cultural do movimento negro no Brasil; a desconstrução de preconceitos acerca dos ciganos no Brasil; histórias e culturas  dos povos indígenas do Brasil.

Depois da escolha dos temas, coube a cada professor introduzir a discussão de uma temática em sala de aula. Além disso, foi proposto que cada turma fosse responsável por sistematizar os conhecimentos adquiridos por meio de uma atividade prática (apresentação) a ser socializada para a comunidade escolar no dia da culminância do projeto.

Por fim, o encerramento do projeto aconteceu no dia 19 de novembro, um Sábado Cultural que envolveu toda a comunidade escolar. Foi um momento belíssimo no qual alunos e professores apresentaram suas produções na quadra de esportes, em stands e salas temáticas.
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Texto: Sidnei Marinho de Souza
Professor de História e Mestre em Educação
E. E. Profa. Maria Coutinho/SRE Metropolitana B
Fotos: E. E. Profa. Maria Coutinho/Divulgação













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