.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Confraternização na SRE Metropolitana B


Hoje, 21/12, foi dia de confraternização na SRE Metropolitana B, comemorando-se, além das festividades de final de ano, as conquistas feitas pela Educação durante o ano de 2016. Em um inflamado discurso, o superintendente Webster Silvino de Oliveira relembrou os seus primeiros passos como trabalhador da Educação, em 1985, refletindo sobre os avanços feitos de lá para cá nesse cenário e sobre como o seu caráter militante contribui para o trabalho que ele realiza hoje à frente da superintendência.

Webster abordou a Educação como sendo a única possibilidade de transformação social, bem como o único recurso do qual podemos lançar mão para fazer algo pela humanidade. Ao colocar em números a Educação no Estado de Minas Gerais, o superintendente mencionou o protagonismo feminino nesse contexto, tal a presença predominante das mulheres no exercício docente, bem como em outras atividades relativas ao ensino público.

O superintendente ainda defendeu a necessidade de não mais restringirmos a Educação aos professores – esses que são, incontestavelmente, os verdadeiros senhores desse processo –, uma vez que todos os que atuam nesta área contribuem para a concretização desse trabalho, seja na atividade docente, seja na secretaria, na segurança, na merenda, nos serviços gerais etc. Nesse âmbito, Webster defendeu a utilização da expressão “trabalhadores da Educação” em lugar de “servidores da Educação”, visto que esta remonta aos tempos de escravidão, pressupondo sacrifício, privação ou algo do tipo. A expressão “trabalhadores”, por sua vez, pressupõe uma escolha, revelando o sujeito que, por livre escolha, abraça os ideais que norteiam a Educação.

Foi uma manhã de muita comemoração, a despeito das dificuldades pelas quais 2016 foi marcado, pois quem trabalha na educação não pode focar as dificuldades, mas, sim, as conquistas. Como bem disse o superintendente, a fé na humanidade é algo do qual o trabalhador da Educação não deve nunca se perder, pois é a crença no potencial humano que faz prevalecer a esperança e a obstinada luta por uma Educação libertadora e emancipatória.
__________
Texto: Alex Gabriel Silva
Fotos: SRE Metropolitana B













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!