.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 1 de março de 2018

Número de acessos à Plataforma Escola Interativa da SEEMG em 2017 supera as expectativas em Minas Gerais


As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se constituem hoje numa poderosa ferramenta de ensino-aprendizagem, visto que as mesmas aproximam e proporcionam ao aluno o contato com os instrumentos usados por ele em seu dia a dia. A plataforma ESCOLA INTERATIVA é uma rede colaborativa que oferece inúmeros objetos digitais de aprendizagem (ODA) e possui livre acesso para professores, alunos e demais interessados em conhecer, usar, criar e compartilhar esses materiais digitais. Na plataforma é possível encontrar, planos de aulas, jogos digitais de aprendizagem, vídeos, ferramentas para criação, além de um curso sobre tecnologia na educação.

Ao analisar a participação dos usuários da plataforma Escola Interativa percebemos claramente a busca cada vez maior de profissionais querendo inserir os Objetos Digitais de Aprendizagem em suas práticas em sala de aula, e o portal se torna agora um dos instrumentos para facilitar essa busca.

O lançamento da Plataforma Escola Interativa ocorreu em 15 de fevereiro deste ano na Escola Estadual Padre Botelho, em Belo Horizonte. Logo no primeiro mês tivemos mais de nove mil acessos. Esse dado foi surpreendente, se pensarmos que a plataforma ainda não tinha sido amplamente divulgada e em fevereiro ocorreu o recesso de carnaval. Em Maio, a plataforma já tinha um pico de 18 mil acessos, ou seja, em três meses os acessos dobraram, e nos últimos sete dias, cerca de Vinte e Três mil usuários já acessaram a página, segundo os registros do Google Analytics.

Um dos aspectos marcantes na utilização do portal é que 85,3% dos usuários acessam o portal pelo Linux Educacional, fato esse que reforça a utilização do mesmo em nossas escolas estaduais, visto que estas possuem em seu laboratório de informática esse sistema operacional instalado.

A título de curiosidade, as três cidades com maior número de acessos são Belo Horizonte, seguida por Itajubá e Caratinga. Um dos materiais mais acessados se encontram na Aba “Apoio ao desenvolvimento das aprendizagens” e materiais de estudo para o ENCEJA.

Um dos conteúdos citados como mais acessados em nossa plataforma (MG) e nas plataformas de outros estados, podendo ser muito trabalhado em aulas de geometria, é o Tangram, quebra-cabeça chinês formado por sete peças rodeadas por diversas lendas explicando o seu surgimento. Eu, como professora de Matemática, uso frequentemente essa ferramenta com meus alunos do 6º ano e é um trabalho muito bem-aceito por eles. Os alunos adoram o Tangram!

Mesmo após poucos meses de sua inauguração, e com o crescente número de acessos, um dos próximos passos é criar uma equipe de curadoria, enriquecendo a plataforma e ampliando o nosso acervo de ODAs e planos de aulas, favorecendo, assim, o processo de ensino-aprendizagem.

Para maior conhecimento sobre esse acervo de apoio educacional acesse o portal através do link http://escolainterativa.educacao.mg.gov.br e aproveite todos os recursos oferecidos pela plataforma.
__________
Fonte: portaldtae.educacao.mg.gov.br
Imagem: escolainterativa.educacao.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!