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quarta-feira, 28 de março de 2018

O estudo do lazer nas aulas de Educação Física


Iniciei os estudos para ingressar numa vaga de mestrado em docência na Faculdade de Educação (FAE) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2014, mas foi em 2015 que iniciei os estudos acadêmicos específicos na área educacional. Foi um ano difícil pois, além de frequentar as aulas, entregar os trabalhos exigidos e realizar os testes, ainda lecionava em dois cargos como professora regente do Ensino Médio. Em 2016 fui agraciada pela liberação de um dos cargos na rede Estadual de Minas Gerais, ano em que minha pesquisa deu uma alavancada considerável, pois sem essa liberação seria quase impossível continuar com os estudos ou com o cargo profissional.

O objeto de estudo da minha pesquisa são as reflexões e as vivências de lazer nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. O estudo aborda as possibilidades de vivências de lazer nas aulas da disciplina na perspectiva de identificar como ele é compreendido, tratado e desenvolvido nessas aulas. A pesquisa foi produzida em dois momentos: primeiro uma investigação do cotidiano das aulas de Educação Física, quando foi adotada uma abordagem descritiva-qualitativa, e a combinação das pesquisas bibliográficas com a observação; no segundo momento foram feitas intervenções junto aos professores, ocasião que possibilitou alternativas de produção de conhecimento e de intervenção na área. A pesquisa teve como princípio refletir sobre as práticas de lazer nas aulas e compreender o desenvolvimento, a apropriação e a transformação das práticas escolares e de lazer. O estudo revelou que a intercessão Educação Física e lazer pode ser um meio de transformação sociocultural, de reflexão sobre o tipo de sociedade que queremos construir e de produção de uma maior criticidade sobre os ditames sociais que são impostos pelo sistema capitalista vigente. Revelou, também, a importância do trabalho docente coletivo e da ampliação dos contextos de formação continuada dentro da escola. Sendo o lazer uma dimensão importante das experiências juvenis, o trabalho deu visibilidade também à necessidade de atenção às inúmeras manifestações culturais de lazer dos jovens estudantes.


Entendemos que abordar lazer e Educação Física escolar é importante. Mesmo o lazer não sendo um conteúdo específico da disciplina, podendo ser trabalhado por outras também, este encontra nessa área certa centralidade – sobretudo porque no lazer também se encontram os sentidos e significados propostos para o movimento na Educação Física.

Um dos desafios enfrentados, entretanto, diz respeito ao tratamento dispensado ao lazer – tarefa difícil, uma vez que o conceito de lazer é objeto de disputa por definições em diferentes abordagens. Assim, se optamos por não fazer aqui uma narrativa sobre a produção histórica desse campo (conceitos e debates), é preciso assumir o lazer como um importante aspecto da vida e como direito fundamental para o exercício da cidadania.

Consideramos a escola como contexto de produção de conhecimentos, experiências, percepções e de novas maneiras de ver o mundo. Tendo esse princípio como referência, a proposta de ação gerada na pesquisa foi de interlocução com os professores: procurou construir possibilidades de ação no fluxo dos encontros. Tentando suprimir a ideia de professor executor ou recebedor de teorias, o aprendizado foi fundado no coletivo (entre pares) em diálogo com a produção teórica da educação. Apostando no princípio da equidade de conhecimentos (e no diálogo com as teorias), todos os encaminhamentos foram sugeridos, debatidos e modificados, enfim, produzidos com os professores envolvidos.
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Texto: Adriana Angélica Lobo Leite
Professora de Educação Física da rede estadual de Minas Gerais
E.E. Mário Elias de Carvalho- Contagem- MG
Imagem capa: freepik.com
Foto: Adriana Angélica Lobo Leite

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