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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Ações realizadas pela Diretoria Pedagógica no ano de 2018


Durante o ano de 2018, a Diretoria Pedagógica (DIRE B) investiu em duas frentes de trabalho: a formação continuada dos professores e gestores das escolas da jurisdição (diretores, vices e especialistas da educação básica) e o alinhamento institucional, pedagógico e administrativo com os profissionais das escolas estaduais.

Dentre as ações realizadas para alinhamento institucional, podemos citar três encontros com os gestores escolares. Um no início do ano, destinado à apresentação das ações a serem realizadas ao longo de 2018, recapitulando com os gestores das escolas a importância de iniciar-se com organização, definindo atribuições e planejamentos com base na Resolução 2197/2012, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino-aprendizagem. O segundo encontro objetivou a apresentação e discussão dos resultados obtidos nas avaliações externas, com foco no planejamento, busca de novas estratégias etc. E o terceiro encontro, por sua vez, ateve-se ao fechamento das ações pedagógicas, como a atenção e cuidados na aplicação e condução das oportunidades de Estudos Independentes de Recuperação (como a Progressão Parcial); as demandas administrativas do encerramento do ano e a previsão para o ano seguinte.

Essas reuniões visavam acertar tanto o cronograma de prazos e inserção de dados solicitados para o desenvolvimento dos projetos e programas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, como também os programas e projetos financiados pelo Ministério da Educação e as ações pedagógicas a serem desenvolvidas nas escolas pelos gestores escolares.

A formação continuada para os especialistas da educação básica se deu, em primeiro lugar, por meio de encontros mensais, somando seis encontros ao longo do ano, para ajustes das informações de acordo com a Resolução 2179/2012, Ofício Circular 211/2014 e Resolução 2807/2015, priorizando replanejamento, mudanças de estratégias, entendimento dos resultados das avaliações externas e também internas não como um fim, compreendendo a importância da análise e ações, entre outros, propiciando que o Ensino-aprendizagem aconteça; restituindo os papéis do Conselhos de Classe e do especialista pedagógico.

A formação se deu também por meio de palestras e minicursos em parceria com as Instituições de Ensino Superior, Institutos e Organizações Não-Governamentais, nos temas voltados para a docência, tais como: o uso das novas tecnologias em sala de aula, preparação para o Enem, português divertido entre outros.

Ao longo do ano também foram realizadas formações continuadas para os gestores escolares por meio de parcerias em temas de relevância para esses profissionais como: gestão de pessoas, administração do tempo, liderança, as propostas da Base Nacional Comum Curricular, os desafios da educação do novo milênio, administrações de conflitos dentro da escola etc.

Foram também realizadas palestras e minicursos com foco nos professores de apoio e da sala de recurso, ambos atuantes na educação especial, para a construção do plano de desenvolvimento individual e promoção das potencialidades pedagógicas e cognitivas desse público.

Os estudantes também foram contemplados com várias capacitações preparatórias para o Enem, ocorridas entre os meses de outubro e dezembro de 2018.

Além dessas ações formativas e de orientadoras, foram celebrados alguns convênios de cooperação com instituições parceiras por meio de seção de materiais e equipamentos pedagógicos para alunos com algum tipo de deficiência intelectual visando a melhoria do processo de alfabetização (no caso do teclado TIXs do Instituto Lúdicos). Nesse contexto, destaca-se ainda a criação de jardim sensorial, da horta comunitária e, por meio da Empresa Engie Corporation, da oferta de curso para os pais, alunos e professores das escolas de educação especial. Foram firmados também outros convênios para oferta de cursos gratuitos, presenciais e à distância, para os profissionais da equipe da Diretoria Pedagógica e das escolas.
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Texto e fotos: Equipe da Diretoria Educacional B








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