.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

De Mateus Leme para ao mundo



Em outubro, dois trabalhos de pesquisa e iniciação científica, produzidos na E.E. Domingos Justino Ribeiro, de Mateus Leme, romperam as barreiras do ambiente educativo e foram compartilhados com o mundo acadêmico por meio da Mostratec, feira de ciências e tecnologia realizada na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A qualidade dos trabalhos garantiu como prêmio a participação de três alunos na Expocientec 2016, que será realizada no Paraguai.
 
A Mostratec 2015 contou com a participação de mais de 300 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países. Nesse universo de produções científicas, Pedro Henrique Ferreira Duarte, Vinícius Henrique Santiago e Poliana Caroline Faria Diniz, autores do trabalho ‘Promoção da Iniciação Científica na E.E. Domingos Justino Ribeiro através da Elaboração de Práticas Experimentais com Materiais Alternativos’, foram agraciados com o prêmio Expocientec e, em 2016, representarão a educação mineira em âmbito internacional.

“Um resultado como esse vem coroar um trabalho recente, mas muito intenso, que temos realizado com os alunos no campo da iniciação científica. É muito gratificante perceber que os esforços da direção e do corpo docente têm gerado frutos tão valiosos. Estamos no caminho certo”, comemora a educadora Delizete Alves Moreira, diretora da escola.

Também merece destaque a participação dos alunos Lays Costa Pires, Matheus Filipe Saldanha Pereira e Stéfany Teixeira Martins, que participaram da Mostratec com o projeto ‘Atividade Biológica e Fitoterápica da Planta Medicinal Himatanthus sucuuba’. Ambos trabalhos foram orientados pela professora Fernanda Aires Guedes Ferreira e coordenados pelas professoras Rosana Sandra Lopes de Sousa  e Larissa Amaral Diniz Tomaz.

“Além de orientar as pesquisas e incentivar os alunos, temos o cuidado de analisar os trabalhos, propor melhorias e selecionar aqueles que se destacam por meio da realização de mostras científicas internas. A partir daí, o corpo docente se encarrega de mapear os eventos acadêmicos programados ao longo do ano, para submeter aos mesmos as inscrições dos projetos produzidos por nossos estudantes”, explica a diretora.

Para Webster Silvino de Oliveira, diretor educacional da SRE Metropolitana B, iniciativas assim merecem ser valorizadas. “A pesquisa transcende o estímulo à aprendizagem, incentivando os alunos a irem além e produzirem conhecimentos a partir de seus próprios esforços de investigação científica. O trabalho da escola é realmente louvável e demonstra a capacidade inovadora e dos nossos docentes e alunos”, conclui o superintendente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!