“Nosso diagnóstico aponta muitos problemas a serem superados, como reprovações, evasão, rotatividade, progressões parciais e baixo desempenho dos alunos, bem como ameaças conjunturais como a violência e as drogas. Neste sentido, o projeto não pretende a resolução imediata de todos os problemas, mas a construção de um caminho para melhoria dos resultados de forma sustentada”, comenta Ileni Gonçalves Ferreira, diretora da escola.
O “Passaporte da Virada” engloba ações interdisciplinares variadas, que descortinam trabalhos realizados durante as rotinas pedagógicas de sala de aula, eventos e apresentações coletivas capazes de envolver toda a comunidade acadêmica, espaços de interlocução entre escola e famílias, e até mesmo atividades de monitoramento, autoavaliação e aprimoramento das propostas implantadas.
“Nossa estratégia será promover de forma indireta a interdisciplinaridade entre as Ciências Exatas e os conteúdos ligados às Linguagens, facilitando a apreensão de saberes e estimulando o desenvolvimento do senso crítico e da curiosidade intelectual”, explica Ileni.
Recheiam o cronograma de atividades ações como um Projeto de Soletração, a Semana Literária, um Campeonato de Fatos Fundamentais, propostas de inclusão tecnológica, a produção de um Jornal, Gincanas do Conhecimento, tutorias, Jogos Escolares Internos, dentre outras tantas intervenções pedagógicas coletivas ou pontuais.
Segundo Alfredo Ananias Avelar, gestor da Diretoria Educacional da SRE Metropolitana B, o “Passaporte da Virada” foi idealizado pela escola em um contexto de incentivo para que cada unidade de ensino estruture seus projetos de acordo com suas próprias necessidades, sem receitas preconcebidas, ou propostas centralizadas. “Exige-se apenas que a comunidade escolar seja ouvida para que se constitua uma gestão mais democrática”, ressalta o diretor.
Para Ileni Ferreira, as perspectivas são de aprofundamento da articulação curricular e das práticas colaborativas na escola. “Precisamos de uma virada, e o passaporte são ações educativas concretas. Estamos cientes de que, ao longo de todo o processo, teremos que planejar, executar, avaliar e replanejar. O caminho é árduo, mas este trabalho é fruto de uma construção grupal, tem compromissos explícitos e suas intenções são compartilhadas por todos os agentes da escola. Estamos no caminho de mudanças positivas e importantes para a qualidade da formação oferecida aos nossos jovens”,conclui.
É isso aí Diretora Ileni, fico feliz em saber que a escola está buscando plantar uma semente de compromisso, responsabilidade e direitos a educação o que todos nós temos. Só assim teremos em um futuro bem próximo cidadãos de verdade e quem sabe até agentes que lutam para fazer de nossa sociedade, uma sociedade digna de muitos e justa também.Parabéns E.E.Prf@ Geralda Eugênia e corpo docente que teve grande ideia.Beijos Adriana Alves(ed.Física)
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