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quarta-feira, 16 de março de 2016

E.E. Celso Machado comemora Dia da Mulher com filme “Acorda Raimundo... Acorda!”



As homenagens ligadas ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, foram enriquecidas na E.E. Celso Machado pela exibição do curta-metragem “Acorda Raimundo... Acorda!”. A atividade faz parte do projeto Cinema, Cultura e Debate, realizado por meio de uma parceria com membros voluntários da comunidade escolar.

No filme, Paulo Betti é um dono de casa, grávido, que vive oprimido por sua mulher (Eliane Giardini). Ela trabalha fora enquanto ele toma conta das crianças e da casa. Numa situação inversa, reproduz-se a relação machista comum entre as famílias de trabalhadores brasileiros.



Com a participação de José Mayer (outro dono de casa) e de Zezé Motta (outra trabalhadora), o filme apresenta a realidade cotidiana de forma invertida entre os sexos. Para os homens, essa situação é apresentada como um verdadeiro pesadelo. Um pesadelo do qual homens e mulheres devem acordar.

“Além de se constituir uma importante obra do cinema nacional, ‘Acorda Raimundo... Acorda!’ abre espaço para a discussão de temas ligados à construção da masculinidade, dos papéis de gênero e os direitos da mulher”, explica José Roberto dos Santos, diretor da E.E. Celso Machado.


Cinema na escola

Desde 2014, o uso de recursos audiovisuais passou a ser obrigatório em escolas de educação básica de todo o país. Uma nova regra, que passou a integrar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina a exibição de filmes nacionais por, no mínimo, duas horas mensais, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da instituição de ensino.

“É um prazer participar das atividades da escola, proporcionando aos alunos mais uma oportunidade de aprendizagem”, comenta o sr. Mário de Castro, um dos idealizadores do projeto Cinema, Cultura e Debate. Mensalmente, o voluntário oferece aos estudantes a exibição de produções cinematográficas regadas a suco e muita pipoca. Em seguida, a temática dos filmes exibidos é debatida entre os alunos e os professores mediadores da atividade.

A eficácia do projeto Cinema, Cultura e Debate, desenvolvido na escola, chegou a ser documentada recentemente pelo programa Extra-Classe da TV Minas, em edição dedicada à importância da utilização de obras audiovisuais em processos educativos e estratégias pedagógicas. “Eu acho esse tipo de atividade muito interessante, porque ajuda a influenciar para o bem as opiniões e as atitudes dos alunos”, opina a estudante Mariana Mulelo.

“O mais importante é a possibilidade de construção de visões críticas por meio de debates realizados a partir das produções do cinema. Por meio dos filmes pode-se levar o aluno a refletir sobre sua realidade e sobre assuntos importantes para a sociedade”, afirma Edson Costa, professor de Sociologia.

Programa Extra-Classe da TV Minas, em edição dedicada à importância da utilização de obras audiovisuais na educação:





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