.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O 1º JEEC como ferramenta de integração e transformação no âmbito educacional


Entre os dias 3 e 10 de setembro de 2016 ocorreu o primeiro JEEC (Jogos das Escolas Estaduais de Contagem) nas quadras da Praça da Glória, envolvendo professores, pais, alunos, diretores e voluntários.

O evento se trata de uma iniciativa autônoma dos gestores que aderiram a uma nova proposta de integração das escolas estaduais, usando o esporte como catalisador para fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade com as instituições. “Toda inovação nasce de um desejo, de um sonho, que se torna realidade pela coletividade e coragem de pessoas que acreditam no bem comum”, afirma a Profa. Neimara Coelho Lopes, diretora da E.E. Dom Bosco.

 Foram mais de 540 alunos inscritos nas modalidades de futsal, handebol e vôlei, além das famílias que prestigiaram as competições. O formato adotado nessa primeira edição foi o de festival, onde todos os participantes são premiados com medalhas.


Gestores e professores não mediram esforços para a realização dos jogos, aderindo ao JEEC, que contou com a participação da E.E. Dom Bosco, E.E. Guilhermino de Oliveira, E.E. Mário Elias, E.E. Elza Mendonça Fouly, E.E. Catarina Jorge, E.E. Israel Pinheiro, E.E. Padre Deman, E.E. Padre Camargo, E.E. Manoel de Matos, E.E. Helena Guerra. O evento contou ainda com a colaboração de inúmeros voluntários e parceiros, tais como a Secretaria de Defesa Social, Restaurante Bom Tempero, Escoteiros do Grupo Coronel Vicente Torres e Ultramig.

A solenidade de abertura contou com a presença do superintendente da SRE Metropolitana B, Webster Silvino de Oliveira, das analistas Nelma Lúcia Garcia, Ana Cristina Ricci Guimarães, Jaqueline Ferreira e Andressa Luna Gomes, bem como da diretora pedagógica Fátima Maria Gonçalves.

O JEEC representa uma quebra de paradigmas e um novo conceito, não como receita pronta, mas como uma expressão de escolas que realmente estão em movimento e desejam uma revolução na educação. O objetivo primeiro é enfrentar os desafios da educação contemporânea com respostas ousadas e responsáveis, o que revela gestões realmente democráticas e colegiadas. Ademais, o projeto representou um marco para nossas comunidades escolares, com potencial de mobilização e envolvimento, superando as expectativas.

Os planos, agora, são de que o JEEC esteja oficialmente no calendário das escolas mineiras já em 2017, como mecanismo de integração das escolas estaduais e comunidade escolar.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: SRE Metropolitana B


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!