.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 30 de março de 2017

Encontros Pedagógicos: Diretoria Educacional DIRE B promove ações visando melhorias


A Equipe da Diretoria Pedagógica vem promovendo encontros com diretores e especialistas das 210 escolas da jurisdição da Metropolitana B.

Nos Encontros I e II de Gestores Escolares (Diretores e Especialistas), realizados entre 12 e 16/12/2016 e em 09/03/17, respectivamente, o foco de toda a equipe foi apoiar as escolas na organização do encerramento de 2016 e abertura do ano letivo de 2017. Após o I Encontro, foram encaminhadas às escolas sugestões para nortear os trabalhos para o fechamento do ano 2016 e organização para inicio do ano 2017, sempre com base nas leis, resoluções e demais documentos legais que regem o trabalho pedagógico e administrativo das escolas de Minas Gerais.

Já no II Encontro, realizado com diretores e especialistas na E.E. Maurício Murgel, a Diretora Educacional Fátima Maria Gonçalves abriu o evento falando sobre o novo contexto mundial e sobre a transição da chamada Sociedade Industrial para a Sociedade do Conhecimento. Segundo ela, “diante da evolução tecnológica e da rapidez em que tudo vem acontecendo, nossas escolas não podem ficar inertes, sendo necessário acompanharmos e contribuirmos para que esta transição seja um marco de melhorias educacionais”. A Diretoria Pedagógica apresentou também uma proposta de construção de um documento normativo para o planejamento pedagógico e administrativo nas escolas estaduais de nossa jurisdição.


Do ponto de vista da organização administrativa, o planejamento se alicerça nas leis, resoluções e documentos que norteiam o serviço público, em especial a Resolução 2197/12, ofício 211/2114, Estatuto do Servidor (Direitos e Deveres do Profissional), Regimento Escolar (Direitos e Deveres de Toda Comunidade Escolar), Estatuto da Criança e do Adolescente (Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente).

Do ponto de vista da organização pedagógica, o planejamento é um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social, o que se dá por meio de um processo de sistematização e organização das ações do professor. Nessa perspectiva, o planejamento pode ser compreendido como uma tomada de decisão sistematizada e racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre a comunidade escolar.

Com os Encontros Pedagógicos, a SRE objetiva estreitar os laços com as escolas, podendo, assim, planejar ações em conjunto com os profissionais que vivem o dia a dia das mesmas. Os Encontros se configuram como mais uma ação pautada em um objetivo em comum: trazer melhorias e construir, juntos, a Educação que tanto sonhamos.
__________
Texto: Fátima Maria Gonçalves - Diretora Educacional da SRE Metropolitana B
Fotos: SRE Metropolitana B






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!