.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


sexta-feira, 31 de março de 2017

Você sabia?

Abril e o livro infantil

No dia 2 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, ao passo que no dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Trata-se de uma coincidência, visto que tais datas foram escolhidas  como referência ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) e do brasileiro  Monteiro Lobato (1882-1948), respectivamente. No Brasil, pode ser que muitos desconheçam o nome de Andersen, mas, certamente, já ouviram falar de alguns de seus mais notáveis títulos, como “A Pequena Sereia” (1837), "O soldadinho de chumbo" (1838) e "O patinho feio" (1843), obras através das quais o dinamarquês procurava transmitir a ideia de igualdade de direitos entre todos os indivíduos. Já o grande Monteiro Lobato, por sua vez, é tido como o pioneiro da literatura infanto-juvenil brasileira. Muitas de suas publicações, embora voltadas para o público infantil, tinham como propósito ser um instrumento de luta contra o atraso cultural e a miséria do Brasil. O Sítio do Pica Pau Amarelo foi a criação que o celebrizou. Dentre as suas obras mais notáveis, estão “Reinações de Narizinho” (1931), “Caçadas de Pedrinho” (1933) e “O Pica-pau Amarelo” (1939).



Dia Nacional da Educação de Surdos

No dia 23 de abril se comemora o Dia Nacional da Educação de Surdos. Tal comemoração se dá pela promulgação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como a segunda língua oficial do Brasil e como a língua da comunidade surda. Posteriormente, tivemos o Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou essa lei.

Essa data é de extrema importância por compreender um reconhecimento oficial da LIBRAS como uma língua viva, e não como uma mera possibilidade de comunicação. Ademais, a lei em questão atribui responsabilidades ao Poder Público, sobretudo no que tange à educação. Essa lei, em conjunto com outras leis, documentos e tratados, propiciou uma série de avanços na inclusão da pessoa surda e no seu acesso à educação.

É importante não confundir essa data com o Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, quando de fato ocorre uma intensa mobilização na comunidade surda.


Dia Internacional da Educação

O dia 28 de abril é comumente tido como o Dia Internacional da Educação. Tal data faz referência ao Fórum Mundial de Educação, realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, havendo reunido representantes de 180 países. Nesse evento, foi assinado um documento no qual esses países se comprometeram a empenhar todos os esforços, políticos e financeiros, para que todos os indivíduos do planeta tivessem acesso à Educação até o ano de 2015.

Este fórum é considerado um marco para a educação global, pois nele os países participantes estipulam como meta os objetivos da Declaração Mundial sobre Educação para Todos – documento criado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos no ano de 1990, em Jomtien, na Tailândia, estando o Brasil entre os signatários. Universalizar o acesso à educação e promover a equidade, ampliar os meios e o raio de ação da educação básica e propiciar um ambiente adequado à aprendizagem são alguns dos objetivos elencados em tal documento.

O Dia Internacional da Educação, no entanto, é uma comemoração não oficial, uma vez que nunca passou pelo protocolo oficial para o estabelecimento dos dias comemorativos pela ONU, não fazendo parte do calendário da organização e de nenhuma outra agência.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Imagem capa: freepik.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!