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quarta-feira, 17 de maio de 2017

Letramento Frente à Questão das Desigualdades


A Equipe Pedagógica da Diretoria Educacional da Metropolitana B promoveu, no dia 09 de maio, um Encontro Pedagógico para gestores e professores das escolas estaduais desta jurisdição, em que foram apresentadas duas palestras enfocando os temas letramento e produção de textos. O evento teve como objetivo apresentar os desafios enfrentados por professores e alunos, bem como sugerir possibilidades pedagógicas durante o processo do letramento e da produção de textos e, ainda, como isto reflete nas avaliações externas realizadas em âmbito nacional e internacional.

A primeira palestra, ministrada pela Professora Dra. Leiva Viana Leal, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi sobre “Produção de Texto: Condição para o Desenvolvimento da Produção Escrita dos Alunos”. A proposta foi destacar aspectos que merecem atenção pelos professores durante o processo de produção de textos pelos alunos e aperfeiçoamento na prática pedagógica que contribuem na melhoria das produções textuais.

Complementando as reflexões da professora Leiva, a segunda palestra, ministrada pelo Professor Dr. Max Butlen, da Universidade de Cergy-Pontoise (França), discorreu sobre o tema « O letramento frente à questão das desigualdades: o que o PISA pode nos ensinar”, fruto de uma pesquisa realizada por Butlen com alunos das escolas francesas que participaram da Avaliação Pisa. O professor utiliza os resultados da pesquisa, dialogando também com dados das escolas brasileiras no mesmo tipo de avaliação (PISA) e destaca que os alunos que diversificam suas leituras e, sobretudo, os que leem literatura, consequentemente têm melhor desempenho, se apoderam e desenvolvem melhor as estratégias de leitura e produzem textos com mais facilidade nos diversos tipos e gêneros.


Ambas as palestras trouxeram ricas contribuições que podem ser aperfeiçoadas nas escolas para tornar alunos melhores leitores e, consequentemente, obterem melhores resultados não só no PISA, mas, também, em outras avaliações tanto internas, quanto externas como as provas Brasil, PROAEB e o ENEM, por exemplo.

Essas palestras foram fruto de parcerias da Diretoria Pedagógica (DIREB) com o Instituto Avaliar e com o Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte – Campus Prado –. Fátima Maria Gonçalves (Diretora Pedagógica) e Kátia Liliane Alves Canguçu (Coordenadora de Projetos e Parcerias), juntamente com toda a equipe da DIRE B, vêm buscando ampliar parcerias no intuito de fortalecer a prática pedagógica dos gestores e dos professores das escolas estaduais.
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Texto: Equipe Pedagógica da Diretoria Educacional - DIRE B
Fotos: SRE Metropolitana B







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