A SRE Metropolitana B ministrou, nos dias 08 e 09 de maio/2017, treinamento na área financeira e administrativa aos Inspetores Escolares, onde foram discutidas, com o corpo de inspetores, as execuções dos recursos financeiros conforme determina o Decreto 45.085/2009, Resolução Estadual SEE nº 2.245/2012 e 2.299/2013 referente a infraestrutura escolar e a Resolução do FNDE Nº 26 de 17 de Julho de 2013 alterada pela Resolução do FNDE Nº 04/2015, bem como, a Nota Técnica 001/2017 referente a alimentação escolar. Na área administrativa foram discutidas as resoluções 1.313/2009 que trata da regularização/doação de bens adquiridos, resolução 2.075/2012 alienação dos bens inservíveis, Decreto 45.242/2009 e resolução 37/2010 gestão de materiais.
As ações começaram no dia 08 de maio onde a diretora da DAFI, Sra. Sabrina dos Santos Pereira, e a equipe de prestação de contas abordaram inicialmente as legislações Estaduais e Federais no que tange à execução e prestação de contas dos recursos recebidos. No dia 09 maio deu-se prosseguimento com as determinações da Nota Técnica 001/2017 e no segundo momento o Supervisor de Infraestrutura Escolar, Sr. Diego Augusto Severiano Silva Soares, prestou informações, abordando dentre outras, aquelas referentes à execução de obras; aquisição e conservação do patrimônio público.
Participou também desta capacitação a Sra. Máyra Fernandes Teixeira, Nutricionista recém empossada desta SRE, que conversou com os Inspetores Escolares sobre as Resoluções SEE nº 1.511/ 2010 e nº 2.245/2012, além de outras resoluções estaduais e federais que tratam da alimentação escolar.
Salientamos que toda essa capacitação será extensiva aos representantes das Caixas Escolares e aos auxiliares financeiros, e a previsão é que os mesmos sejam recebidos no prédio da Regional para serem capacitados a partir do início do mês de julho e as ações devem se estender até meados de agosto. Espera-se assim alcançar um índice de 100% de participação dos representantes das Caixas Escolares para a devida qualificação.
Palavra da Diretora DAFI
A diretora da DAFI, Sra. Sabrina dos Santos Pereira, defende a importância do corpo de inspetores escolares no acompanhamento sistemático das demandas e ações das Caixas Escolares na administração e na aplicação dos recursos financeiros. A diretora Sabrina ressalta que o corpo de inspetores é um dos principais elos da SRE com as unidades escolares e os considera como os “olhos” da superintendência no ambiente escolar, incentivando além do planejamento pedagógico, o administrativo e financeiro.O planejamento deve ser alicerçado nas leis, resoluções, notas técnicas e documentos disponibilizados, devendo ser o desejo de todos envolvidos atender às necessidades do público alvo desta SEE/SRE que é o nosso aluno. A partir da sua organização obterão resultados positivos evitando que a sua aplicação negligencie as normas legais.
Para que o pedagógico de uma escola seja bem sucedido demanda-se que o administrativo e o financeiro da Caixa Escolar estejam bem estruturados para alcançar o objetivo principal, que é promover um atendimento de qualidade aos nossos educandos, pautado no respeito aos valores éticos e morais que regem esta instituição pública. O bom resultado pedagógico depende da aplicação dos recursos atendendo única e exclusivamente aos projetos e planos de trabalhos pré-estabelecidos, afinal é Patrimônio Público e: “Cada um cuida do que é nosso!”
__________
Texto: Diretoria Administrativa e Financeira - DAFI
Fotos: SRE Metropolitana B
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!