.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Parcerias fortalecendo o ensino-aprendizagem


A Diretoria Pedagógica - DIRE B juntamente com o Eixo Ensino Médio/Projetos e Parcerias, vem trabalhando na ampliação de parcerias que possam contribuírem na formação de nossos estudantes. Uma das parcerias já firmada, é com Faculdade PUC Minas - Coração Eucarístico, na formação dos futuros profissionais da Educação. Os estudantes do Curso de Pedagogia da PUC Minas, vem desenvolvendo trabalho, como estagiários(as), em 16 escolas da nossa jurisdição. Onde juntamente com os professores(as) das nossas escolas, vem inovando o ensinar e o aprender.

A Diretora Educacional Fátima Maria Gonçalves e Cledmar de Fátima Teixeira Canuto da DIREB, estiveram presentes no evento de fechamento do ano em curso. A Diretora Educacional aponta como exemplo de uma parceria bem-sucedida e exemplifica com a última atividade realizada pelos Estudantes da Escola Estadual Professor Francisco Brant, quando, juntamente com a Equipe do PIBID/PUC Minas - Coração Eucarístico, apresentaram o Primeiro Festival de curtas. Este Evento ocorreu no último dia 01 de dezembro de 2017, de 08h às 11h no auditório do prédio 43, na PUC (- Pontifícia Católica de Minas Gerais), no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte - MG.

A Diretora e a Equipe Gestora da Escola Estadual Professor Francisco Brant, Sra Cacilda Bellose, organizou, organizaram para que os estudantes fossem fazer a culminância do projeto criado no PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da PUC Minas), no qual se estabelece um vínculo entre a Universidade e as escolas Estaduais de Belo Horizonte. Para este evento, o transporte e lanche foram ofertados pela Instituição e o evento realizado no auditório da PUC Minas. Os estudantes puderam assistir aos seus curtas em formato de festival, percebendo assim, a valorização de suas produções no PIBID.

Com esse projeto, os futuros professores, auxiliados pela professora supervisora Márcia Eveline e de nossa coordenadora Maria Flor de Maio Barbosa Benfica, buscaram implementar novas práticas de ensino da Língua Portuguesa, a fim de criar situações de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento das habilidades e competências discursivas por parte dos educandos. E, com isso, também, vivenciaram experiências que auxiliam a compreender tanto a complexidade inscrita no funcionamento da ambiência escolar, como a implicação da escolha de expedientes metodológicos e pedagógicos a serem demandados, futuramente pela ação docente, na disciplina Língua Portuguesa. A Diretora Educacional reforça a importância da permanecia do Projeto PIBID.

Os curtas que foram apresentados foram produzidos a partir de uma atividade de retextualização, definida como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base. Este processo é desenvolvido em 3 etapas: a primeira foi, após a leitura e compreensão de uma notícia inusitada cuja manchete era: “Vovó vende bonecas tão reais que policiais acharam que ela traficava bebês”, a produção de um conto. O segundo processo de retextualização foi, a partir do conto, os estudantes produziram para o roteiro para ser encenado e, por fim, o último processo de retextualização que foi, a partir do roteiro, produzirem um curta-metragem.

A cada processo de produção, os estudantes autores realizam diversas operações, linguísticas, textuais e discursivas, tendo em conta o gênero de texto produzido. Por tudo isso é que a atividade de retextualização é uma estratégia interessante que o professor pode utilizar no ensino de língua portuguesa.
__________
Texto: Equipe da Diretoria Pedagógica – DIRE B
Imagem: freepik.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!