.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 26 de dezembro de 2017

SRE Metropolitana B promove capacitação sobre manipulação de alimentos


A SRE Metropolitana B, através de sua Diretoria Administrativa e Financeira – DAFI, promoveu, no período de 06/10/2017 a 30/11/2017, a capacitação para ASB’s Manipuladores de Alimentos nas Escolas de Nossa Jurisdição.

Foram capacitados neste período um total de 1244 (mil duzentos e quarenta e quatro) servidores, pela nutricionista da SRE, Máyra Fernandes Teixeira.

Com base na legislação vigente, durante o treinamento foram abordados tópicos importantes sobre a correta manipulação e conservação de alimentos nas escolas,  as noções básicas sobre alimentação e nutrição, conhecimentos sobre higiene, saúde e comportamento pessoal do servidor. As capacitações se dedicaram ainda a temas como as doenças crônicas não transmissíveis, as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e noções básicas de prevenção de acidentes de trabalho, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são de uso obrigatório no ambiente de trabalho, e a legislação (Resolução 216/2004) que orientam seu uso.

Tal atividade dá início a uma série de capacitações de orientação programadas pela DAFI que têm como público-alvo os servidores das escolas e continuidade prevista para o ano de 2018. Segundo Sabrina dos Santos Pereira, Diretora da DAFI, essa capacitação com os ASB’s manipuladores de alimentos era uma necessidade real e urgente e há algum tempo vinha sendo planejada pela direção.


“Servidores bem capacitados, orientados e gerenciados tornam-se, frequentemente, profissionais conscientes e parceiros na gestão das escolas e da SRE no controle de perdas e na melhoria da qualidade das refeições servidas aos nossos alunos. Tornam-se peças-chave da gestão participativa, e quem ganha com isso são nossos clientes principais, ou seja, nossos alunos, que recebem uma alimentação balanceada e de qualidade”, afirma a diretora Sabrina Santos.

A Nutricionista da SRE, Máyra Fernandes Teixeira, descreve assim a importância dos nutricionistas e das orientações dos mesmos junto às escolas: “A nutricionista na alimentação escolar veio para garantir que a produção seja adequada, tanto no sentido higiênico-sanitário quanto na qualidade nutricional, e incentivar a redução de desperdícios. Considerada uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), a escola deve aderir às boas práticas de fabricação de alimentos, que é exigência da vigilância sanitária. As boas práticas vêm garantir que os produtos oferecidos tenham qualidade, segurança e que sejam saudáveis, e, para tanto, é fundamental que os manipuladores de alimentos entendam a importância de conhecer e praticar as normas estabelecidas pela nutricionista. Lembrando que a escola, juntamente com os manipuladores de alimentos, deve influenciar e incentivar a criação de hábitos alimentares saudáveis”.
__________
Texto: DAFI/DIVOF
Fotos: DAFI/DIVOF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!