2017 foi um ano no qual a luta contra todo o tipo de preconceito e discriminação ganhou um fôlego ainda maior. É por isso que, ciente de que a luta pela igualdade se dá também – e sobretudo – por meio da Educação, a SRE tem orgulho de divulgar as atividades desenvolvidas nesse sentido nesta jurisdição.
No sábado, 18/11, a comunidade do bairro Glória, em Belo Horizonte, teve a oportunidade de participar de uma bela atividade promovida pela Escola Estadual Padre Matias em conjunto coma Escola Estadual Padre João Maria Kooyman em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
O pátio da escola foi palco para apresentações diversas, tais como músicas, desfiles de penteados e moda africana, danças e apresentações de grupos de capoeira e percussão. Em seguida, os participantes saíram em caminhada pelas ruas do bairro. Precedidos por um carro de som, estudantes, professores e familiares foram acompanhados pelos grupos de percussão Tambolelé, Miolo Mole, com a cantora Maria Cecília, Bloco da Língua, além de vários membros de grupos de capoeira.
“Atividades como essa fazem com que os estudantes tenham um modo mais aguçado de pensar e promovem um momento de conscientização e principalmente de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional”, defende o professor Marlon Bruno de Souza, vice-diretor.
Durante a caminhada, alguns representantes dos grupos tomaram a palavra em defesa da igualdade racial e respeito à diversidade, além de cantarem e dançarem belas músicas exaltando a população negra. Todos foram bastante aplaudidos pelos moradores do bairro ao longo do trajeto.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E. E. Padre Matias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!