Está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os resultados por escola, por município e por estado da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Realizada em novembro do ano passado, a prova avaliou 2.456.132 estudantes do terceiro ano do ensino fundamental em todo o País. Em Minas, foram avaliados cerca de 65 mil alunos da rede estadual. Confira os resultados no Portal do Inep.
Na prova objetiva de leitura, 7,36% dos estudantes mineiros ainda estão no nível de proficiência 1, ou seja, são capazes de ler palavras com estrutura silábica canônica, não canônica e ainda que alternem sílabas canônicas e não canônicas. Esses alunos fizeram até 425 pontos. Já no nível mais avançado, o nível 4, estão 25,63% dos alunos. A maior parte dos estudantes mineiros estão no nível 3, com pontuação maior que 525 até 625 pontos.
Já na prova escrita, 70% dos estudantes estão no nível 4, aquele em que a aquisição do texto começa a se dar, mostrando o esforço de síntese das ideias por meio de texto, mas ainda com inadequações. 4% dos estudantes não conseguiram escrever, deixaram em branco ou tentaram imitar a escrita com desenhos e foram classificados no nível 1. 11% escreveram textos adequados ao final do ciclo de alfabetização e estão no nível 5.
A avaliação de matemática se dividiu em quatro níveis de proficiência. A maior parte dos estudantes da rede estadual mineira, 41%, estão no nível mais alto, enquanto 11% está no nível 1.
Painel Educacional
Com a divulgação do resultado da ANA, também foi lançado o Painel Educacional do Inep, por meio do qual todas as avaliações da educação básica realizadas pelo instituto terão seus resultados divulgados, acompanhados de informações consolidadas sobre o cenário educacional nos estados, nos municípios e nas próprias escolas, além de indicadores sobre o nível socioeconômico, a complexidade da gestão escolar, esforço e formação docente. Lá também estão disponíveis dados do Censo Escolar, tais como estatísticas de matrícula, taxas de aprovação, reprovação e abandono. O painel traz também os resultados da primeira edição da ANA, realizada em 2013 para formar uma linha de base que permite análises posteriores.Avaliações mineiras
Minas Gerais possui seu próprio sistema de avaliação. O Sistema Mineiro de Avaliação (Simave), o mais antigo do País, é o instrumento para avaliar a qualidade do Ensino Fundamental e Médio do sistema público de educação do Estado, por meio do qual são realizadas as duas principais avaliações externas da secretaria, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). As avaliações são desenvolvidas por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Esse ano, quando foram anunciados os resultados das avaliações aplicadas em 2014, a Secretaria avaliou a necessidade de se criar instrumentos pedagógicos que possibilitem aos alunos vencer dificuldades verificadas a partir dos resultados. Para isso, a Secretaria propõe algumas mudanças no sistema. Clique aqui e saiba mais.
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