A abordagem do tema atende a uma iniciativa da professora de Ciências Ariane Ribeiro, que convidou os alunos a pesquisarem o assunto, debaterem entre si e relatarem o que sabem sobre a doença. "Discutiu-se a importância de ações como o autoexame e a realização periódica das mamografias. As atividades propostas pela professora muniram os alunos de informações novas, tratando o tema no âmbito daquela disciplina", explica Simone Natália Marinho, diretora da escola .
Ao longo de todo o mês de outubro, as alunas da classe frequentarão as aulas vestidas de rosa, como reforço à campanha. "Esse engajamento demonstra que esses estudantes serão multiplicadores do que aprenderam, devendo levar ao conhecimento das mulheres das suas famílias informações sobre o câncer de mama", completa Simone.
A doença
O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), acontecem 1milhão e 380 mil novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano.A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!