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sábado, 28 de novembro de 2015

Culturas africana e afro-brasileira pautam eventos na E. E. Professora Maria Coutinho



Com o objetivo de promover entre os alunos a construção de uma consciência política e histórica sobre a importância da cultura negra para a composição da identidade brasileira, a Escola Estadual Professora Maria Coutinho, localizada em Contagem, realizou nos meses de outubro e novembro o “Projeto História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”.



As atividades envolveram todos os estudantes da escola em ações muito diversificadas, como discussões em sala de aula, análises de filmes, oficinas, teatro, dança, música, pesquisas, produção de jogos matemáticos, visita à Comunidade Quilombola dos Arturos e a realização de um trabalho de campo em Ouro Preto.

Um novo olhar

Sob orientação dos professores Sidnei Marinho e Otávio Augusto, o trabalho de campo foi organizado junto aos alunos do 3º ano do ensino médio com a intenção de instigar a construção de um novo olhar sobre Ouro Preto, um olhar para além da Inconfidência Mineira. “A bordamos nesta atividade pedagógica as marcas das culturas africana e afro-brasileira presentes na cidade, mas que, muitas vezes, são invisibilizadas”, explica o professor Sidnei.

Para os eventos de culminância do projeto, os estudantes confeccionaram mosaicos de fotos, feitos de material reciclável, que foram expostos e apresentados à comunidade escolar com a finalidade multiplicar os conhecimentos adquiridos durante a viagem.

 

 Contra o preconceito cultural

Aos alunos das turmas dos 1º e 2º anos do ensino médio, bem como aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) coube o estudo, a pesquisa e a produção de uma atividade concreta para exposição e apresentação no espaço escolar. Os trabalhos desenvolvidos englobaram assuntos como obras de arte que retratam o negro e sua cultura, jogos de origem africana, comidas típicas africanas e afro-brasileiras, quilombos e comunidades quilombolas, personalidades negras nacionais e internacionais, literatura de cordel (contos e poemas que falam do negro e de sua cultura), vestimentas, música, dança e instrumentos musicais de origem africana.

O encerramento do projeto aconteceu no dia 19/11 nos turnos matutino e vespertino; e no dia 23/11 para as turmas do noturno. “Foram momentos belíssimos, em que alunos e professores expuseram suas produções por meio de várias salas temáticas e apresentaram trabalhos na quadra de esportes, envolvendo toda a escola em uma programação dedicada à socialização de conhecimentos e ao combate ao preconceito cultural”, conclui Sidnei.









 

























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