.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


sexta-feira, 27 de novembro de 2015

E.E. Presidente Tancredo Neves transforma o rádio em veículo de aprendizagem


O dinamismo da linguagem do rádio e os processos interativos por ela mediados fazem parte de uma proposta pedagógica posta em prática durante os recreios da E.E. Presidente Tancredo Neves, em Contagem. Utilizando microfones, mesa e caixas de som, alunos dos ensinos fundamental e médio produzem na escola o “Programa Intervalo”, que simula uma transmissão radiofônica circunscrita apenas ao espaço educativo.

De acordo com Sérgio Ataíde Gonçalves, diretor da escola, as ações do projeto não valem nota e não contam como atividade curricular. “Entretanto, a interdisciplinaridade da proposta pode ser observada em cada uma das transmissões dos alunos, que fazem pesquisas e utilizam informações de diferentes áreas do conhecimento para a composição dos programas”, explica o diretor.

Para manter a “rádio” funcionando diariamente, grupos formados espontaneamente se revezam em uma agenda bastante disputada. “Já no começo do mês costumamos ter inscrições dos alunos para produção de programas em todos os dias letivos, inclusive de estudantes do EJA, que mantêm a programação no turno da noite”, comenta Sérgio.  Os assuntos a serem abordados também são escolhidos pelos jovens, com restrições apenas quanto a temáticas apelativas, apologia à violência ou ao uso de drogas.



Em suas produções radiofônicas, os alunos realizam entrevistas, veiculam e discutem notícias da atualidade e promovem campanhas variadas. Com a ajuda da secretaria da escola, os estudantes também parabenizam os aniversariantes do dia e animam a programação com ritmos que atendem aos mais diferentes gostos musicais.

“O rádio é uma mídia muito versátil, e por meio dela conseguimos estimular a criatividade dos jovens e convidá-los a olhar o mundo de maneira mais crítica, compartilhando ou debatendo com a comunidade pontos de vista ou possíveis soluções para os desafios da atualidade. O ‘Programa Intervalo’ tornou-se um meio leve e espontâneo de aprendizagem, tanto para os ouvintes quanto para os alunos que produzem as mensagens”, conclui o diretor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!