.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SRE B promove capacitação de chapas em Processo de Escolha de Diretores Escolares



Tem início, em 1º/12, o período de divulgação das propostas administrativas e pedagógicas defendidas por cada uma das chapas compostas no Processo de Escolha de Diretores e Vice-diretores das escolas estaduais mineiras. E para esclarecer dúvidas e orientar os candidatos quanto aos trâmites do processo, a SRE Metropolitana B realizou no dia 30/11capacitações divididas em dois turnos. No período da manhã, foram reunidas as chapas compostas nos municípios de Belo Horizonte e Betim. À tarde, compareceram ao evento os candidatos de Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Mateus Leme e Mário Campos.

“O diretor escolar é o grande maestro dos processos escolares, que são complexos e exigem conhecimentos nas áreas administrativa, financeira, contábil, pedagógica, além de muita flexibilidade e liderança para o gerenciamento das relações interpessoais e condução das equipes que atuam naquele ambiente”, afirmou o superintendente Webster Silvino de Oliveira, que na abertura do evento usou sua própria experiência à frente da E.E. João Guimarães Rosa para exemplificar os desafios enfrentados na direção das instituições de ensino.

 Ética e legalidade

Na oportunidade, a inspetora escolar Cláudia Aparecida Lara dos Santos ministrou aos presentes uma palestra sobre a conduta ética dos servidores públicos, legislações e gestão democrática nas escolas. “Os diretores escolares são os garantidores da aplicação das políticas públicas de educação implementadas pela gestão vigente. É esse o acordo firmado entre estes profissionais e a SEE no ato de posse no cargo e assinatura do Termo de Compromisso do Diretor Escolar”, comentou.


Sabrina dos Santos Pereira, coordenadora do Setor de Prestação de Contas da SRE Metropolitana B, apontou a administração da Caixa Escolar como um dos maiores desafios a serem enfrentados na gestão das unidades de ensino. “É muito importante que os diretores saibam delegar funções e coordenar suas equipes de apoio, como o ATB financeiro, o tesoureiro, os componentes das Comissões de Licitação, Patrimônio, do Conselho Fiscal e do Colegiado Escolar. É dever do diretor estar ciente de todos os processos administrativos, financeiros e contábeis da escola, mas é essencial que ele motive suas equipes de trabalho, divida funções e tenha pleno conhecimento da legislação sobre o assunto”, salientou a coordenadora.
 


Os esclarecimentos finais do encontro foram prestados por Sílvia Fernandes Leite, membro da Divisão de Gestão de Pessoal da SRE. A servidora ressaltou a importância que de, principalmente durante o período de divulgação de suas propostas, os candidatos se atenham à apresentação de seus planos de gestão, evitando embates pessoais que prejudiquem o processo democrático. A chapas devem acordar os meios e instrumentos para a divulgação das suas propostas com as Comissões Organizadoras de cada instituição de ensino. O que for permitido a uma chapa deve ser igualmente permitido a todas as demais.

“Este é o momento de fortalecer o diálogo no ambiente escolar, apresentando à comunidade os planos de gestão pedagógica e administrativa que embasam as propostas de cada chapa. O mais importante é que cada candidato conduza a sua campanha com transparência, sem perder de vista a ética e a legitimidade”, concluiu Sílvia.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!