A autonomia das escolas nos processos de diagnóstico e planejamento de suas ações pedagógicas foi discutida durante o Encontro com Diretores e Especialistas da SRE Metropolitana B, realizado na segunda-feira (22/2). Além de socializar orientações e diretrizes para o ano letivo de 2016, o evento teve como objetivo a motivação dos gestores escolares em um sentido de liderança para a melhoria dos índices de desempenho nas instituições de ensino.
De acordo com Webster Silvino de Oliveira, superintendente da SRE B, vivemos hoje um novo contexto gerencial, muito menos intervencionista e muito mais participativo. “As escolas têm agora o poder de analisar sua própria realidade e, à luz de suas necessidades, projetar ações que serão apoiadas e acompanhadas pelas equipes pedagógicas da Regional e da própria Secretaria de Estado de Educação”, comentou.
Para Kátia Liliane Alves Canguçu, analista educacional da SRE Metropolitana B, este novo olhar abre aos educadores um amplo leque de possibilidades para uma atuação mais focada no perfil da escola e nos desafios enfrentados por sua comunidade. “O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública nos oferece instrumentos eficazes de análise dos níveis de aprendizagem na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio. De posse destes dados, cabe à escola traçar suas próprias estratégias de aprimoramento dos resultados obtidos, buscando reduzir as distorções e desigualdades educacionais”, afirmou.
Ana Paula Lucas Dure, professora e pedagoga da E.E. Hugo Werneck, dirigiu-se aos especialistas durante o Encontro convidando-os a uma reflexão sobre o seu papel de liderança e inovação em um contexto de maior autonomia pedagógica. “Aos especialistas, este é o melhor dos mundos. Mais do que nunca, é tempo de atuar ao lado da direção da escola, analisar a realidade educacional na qual a mesma está inserida e liderar para a elaboração coletiva de itinerários pedagógicos, assumindo compromissos pactuados com a coletividade”, ressaltou.
Representantes da Secretaria de Estado de Educação também participaram do evento, abastecendo os participantes com informações sobre programas como o Projeto de Elevação da Escolaridade para Jovens Mineiros, orientações sobre o ensino médio noturno, o Currículo Escolar na perspectiva da definição da Base Nacional Comum, bem como a gestão de recursos para a viabilização de atividades da Educação Integral.
“Encontros como este são fundamentais para o alinhamento de informações entre o Órgão Central e as escolas. Só assim podemos tirar dúvidas e trocar experiências, bem como compartilhar ideias, seja em âmbito administrativo ou no campo pedagógico”, opinou Fátima Souza Ribeiro, vice-diretora da E.E. Nossa Senhora do Belo Ramo.
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