.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.
segunda-feira, 14 de março de 2016
E.E. Helena Guerra coloca em prática plano de vigilância contra o aedes aegypti
Um pacto de vigilância contra aedes aegypti. Essa é a proposta da E.E. Helena Guerra como abordagem pedagógica do conteúdo Saúde e Qualidade de Vida. Utilizando as atividades de Educação Física em uma perspectiva interdisciplinar, o professor Flávio Ribeiro de Andrade Silva tem buscado transformar seus alunos em agentes de mudança diante das questões que influenciam a comunidade escolar. E a primeira tarefa abraçada pelos estudantes consistiu na busca pela identificação e eliminação de focos de reprodução do mosquito, que pode transmitir doenças como a dengue, o zika vírus e febre chikungunya.
“Buscamos contextualizar os alunos acerca dos acontecimentos à sua volta, saindo da noção puramente esportiva que muitos têm sobre a Educação Física para uma postura de protagonismo social”, explica o professor Flávio. O assunto foi introduzido em sala de aula pelos professores regentes de turma e, durante as atividades de Educação Física, os estudantes aproveitaram para sair a campo, explorando o próprio ambiente da escola à procura de possíveis criadouros de larvas do aedes aegypti.
“A base do trabalho é a conscientização de que a prevenção é a melhor maneira de combater as várias doenças que esse mosquito pode transmitir. Cientes disso, as crianças não apenas podem atuar contra o aedes aegypti, como também podem compartilhar informações com seus familiares e amigos, mudando posturas de outras pessoas diante do problema”, comenta o docente.
Após os estudantes percorrerem a escola em vistoria com o professor Flávio, o aluno eleito pela turma como o monitor do dia fez anotações sobre os locais onde foram identificados riscos de foco para a proliferação do mosquito aedes. Em seguida, todos se encaminharam à direção da escola para apresentação do relatório, firmando, assim, um compromisso conjunto pela manutenção da vigilância contra situações que coloquem em risco a saúde das pessoas.
Marcadores:
Aedes aegypti,
dengue,
E.E. Helena Guerra,
Educação Física,
febre chikungunya,
o zika vírus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!