.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.
sexta-feira, 4 de março de 2016
E.E. Nair Mendes Moreira mobiliza a comunidade contra o Aedes aegypti
Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a Escola Estadual Nair Mendes Moreira dedicou esforços para a mobilização da comunidade em ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado entre instituições em âmbito federal, estadual e municipal.
Em uma caminhada pelas suas de Contagem, alunos e professores promoveram a conscientização da população sobre a importância dos cuidados domésticos para a não acumulação de água, evitando assim que se criem ambientes propícios para reprodução do mosquito. “O Aedes aegypti se esconde em criatórios no interior das casas, e somente a mobilização de todos os brasileiros para o combate ao inseto poderá reverter o quadro de proliferação das doenças por ele transmitidas”, comentou Luciene Aparecida Elias Ferreira, diretora da Escola Estadual Nair Mendes Moreira.
Como preparação para a passeata, em sala de aula, os professores de Biologia, Ciências, Química e Física desenvolveram estudos sobre o ciclo de vida do mosquito e apresentaram filmes sobre a microcefalia, uma das doenças neurológicas cuja associação com o Zika Vírus tem sido investigada pelos cientistas.
Nas aulas de Português, Matemática, História e Geografia, foram desenvolvidos textos e gráficos foram analisados sobre os locais de maior ocorrência de dengue, relacionando estes dados com condições precárias de saneamento, dificuldades de acesso à informação e problemas ligados à infraestrutura urbana ou ao crescimento desordenado das cidades.
Docentes de Filosofia, Sociologia, Educação Religiosa, Artes e Educação Física desenvolveram debates, estimularam a produção de músicas, panfletos e paródias sobre o assunto. Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram da campanha de conscientização produzindo peças teatrais, promovendo a exibição de filmes ou por meio da confecção de cartazes. As famílias se envolveram no trabalho auxiliando os estudantes no processo de pesquisa sobre o Aedes aegypti e as doenças dengue, zika e febre chikungunya.
Durante a caminhada no entorno da instituição de ensino, realizada em culminância à série de ações pedagógicas executadas, os alunos aproveitaram para distribuir panfletos e transmitir à comunidade os conhecimentos adquiridos. A Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Contagem e a Transcon atuaram como parceiros da escola durante todo o processo de mobilização contra o mosquito.
“O setor educacional tem o potencial de alcançar um público muito grande, promovendo a cidadania por meio de crianças e jovens que levam informações e mudanças de hábito pra dentro de suas casas e para o seu convívio social. Além disso, é importante que os estudantes se coloquem como protagonistas da sociedade, buscando sempre transformar para melhor a realidade que os cerca”, concluiu a diretora Luciene.
Marcadores:
Aedes aegypti,
caminhada,
cidadania,
dengue,
Escola Estadual Nair Mendes Moreira,
febre chikungunya,
mobilização,
zika
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns a E.E. Nair Mendes Moreira e sua direção e professores. São os pequenos gestos é quem fazem a diferença. Prof. Antônio
ResponderExcluir