A Fundação Helena Antipoff (FHA), em parceira com a
Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e a PUC/Minas, promoveu o ‘’I
Seminário de Currículo de Formação de Professores da Educação Integral’’, nos
dias 8 e 9 de abril. O evento contou com a participação de 400 professores
das escolas estaduais dos Palmares, Antônio Pinheiro Diniz, Yolanda Martins e
Sandoval Soares de Azevedo, todas pertencentes ao Polo de Educação Integral da
Fundação Helena Antipoff. Também participaram do encontro 100 alunos da Universidade
do Estado de Minas Gerais (UEMG) e demais convidados.
A presidente da Fundação Helena Antipoff, Maria do
Carmo Lara, enfatizou o compromisso do Governo Estadual com a Educação Integral
e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Na ocasião, a Coordenadora Geral das Ações da Educação
Integral, Professora Rogéria Freire, ressaltou a importância do encontro.
‘’Este seminário é um espaço efetivo de alinhamento conceitual da Educação
Integral e também momento de troca de experiência e interação das escolas que
compõem o Polo da Fundação Helena Antipoff’’, afirmou.
Ainda na abertura, os participantes assistiram a duas
apresentações: a Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; e a
peça “Yahaw - Um conto indígena”, apresentada pelo Professor Jacob, da FHA.
Os conferencistas convidados foram os professores da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Teodoro Zanardi e Alexandre
Saul. Segundo a coordenadora da equipe organizadora do seminário, Maria
Claudejane, o evento foi um dos mais importantes já produzidos pela FHA e a
resposta dos participantes evidenciou o sucesso.
A programação do seminário contou com uma pauta dinâmica e
interativa e os professores tiveram a oportunidade de dialogar em todas as
oficinas: ‘’Mapas mentais’’, ‘’Avaliação dialógica’’, ‘’Ritmização na formação
humana: alunos e professores’’, ‘’Educação, Direitos humanos e Cidadania’’ e
‘’Currículo integrado e Diálogo com Paulo Freire e a Escola Integrada’’.
De acordo com o professor Wanderson Cleres, diretor de Educação
Básica da FHA, os professores da Educação Integral e da Escola Regular
vivenciaram as práticas e demonstraram entusiasmo na interação. O envolvimento de
todos os educadores no evento empolgou o professor Wanderson, que já pensa na
organização do próximo encontro.
Fonte: SEE-MG
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