Na Escola Estadual Nair Mendes Moreira, a Festa da Família deste ano foi enriquecida, no dia 14 de maio, pela culminância do projeto Ética e Cidadania. A junção da data festiva com a apresentação dos resultados do trabalho pedagógico foi feita com o objetivo de potencializar a multiplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, estimulando seu compartilhamento com os membros da comunidade.
A programação do evento uniu diversão e informação. Temas como diversidade, desigualdades, violência e preconceito foram abordados em apresentações das crianças, desfiles de profissões realizados pelos estudantes do ensino médio, brincadeiras como Passa ou Repassa e Torta na Cara, exposições de trabalhos e banners feitos pelos alunos e sessões de cinema. As famílias participaram ativamente de muitas atividades, absorvendo, mesmo em momentos de descontração, informações úteis à construção da cidadania.
Luciene Aparecida Elias Ferreira, diretora da escola, explica que os resultados apresentados durante a Festa são fruto de um trabalho interdisciplinar mais amplo, preparado pelos professores junto aos estudantes durante o ano letivo. “Buscamos debater diversos temas sociais que fazem parte do nosso currículo escolar, como bullying, preconceito, trabalho, racismo, desigualdades, mulheres e negros, perigos nas redes sociais, valores humanos, família, justiça, disciplina, preservação do meio ambiente e sexualidade”, comenta a diretora.
Cada docente envolvido encontrou uma maneira criativa de trabalhar assuntos pertinentes à temática do projeto Ética e Cidadania. Os professores de Matemática, por exemplo, abordaram os perigos que se escondem nas redes sociais e realizaram exibições de filmes para as famílias. Biologia, Ciência, Química e Física apresentaram estatísticas sobre a desigualdade social entre mulheres e homens e discutiram os riscos da gravidez na adolescência.
Professores de Português, Matemática, História e Geografia desenvolveram textos, uma linha de tempo sobre a história dos negros no Brasil e os avanços alcançados na busca pela igualdade. Também foram feitos poemas, gráficos, desfiles, jogral, debates entre ex-alunos que já cursam o ensino superior, além de uma excursão ao Tribunal de Justiça.
Docentes e alunos de Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso e Artes promoveram debates e criaram cartazes, músicas, faixas e paródias. Os professores de Educação física apresentaram temas sobre as Olimpíadas 2016. Já os educadores dos Anos Iniciais estimularam a produção de músicas, danças, teatro, debates e entrevistas sobre bullying, valores humanos e familiares. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram, realizando trabalhos de conscientização com cartazes, vídeos e exposição de remédios caseiros e pesquisas sobre suas origens na sabedoria popular.
“Foi uma experiência muito rica. Pais, professores, funcionários, direção e alunos atuaram em conjunto para o sucesso de um projeto que não representa apenas o processo avaliativo de um bimestre, mas uma proposta de aprendizagem para a vida,”conclui a diretora Luciene.
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