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quinta-feira, 2 de junho de 2016

Parceria oferece capacitação em educação inclusiva



Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Rodrigo Mendes está possibilitando a capacitação de profissionais e gestores que atuam com educação inclusiva no Estado.

O projeto “Ensino Médio inclusivo – Construindo uma escola para todas” tem o objetivo de apoiar secretarias de educação, gestores de instituições de ensino e educadores a desenvolverem ações e conhecimentos que apoiem a comunidade escolar de forma a garantir acesso, permanência, aprendizagem e conclusão do ensino, de jovens com deficiência no ensino regular. O foco da capacitação é atuar junto a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Em Minas Gerais foram constituídos sete polos de capacitação, sendo dois em Belo Horizonte e dois em Ribeirão das Neves. Contagem, Betim e Sabará possuem um polo cada. Nessas cidades, a capacitação começou em abril.
As aulas são semipresenciais e realizadas em escolas nas cidades polo, utilizando sala virtual exclusiva com transmissão ao vivo.

O curso tem carga horária total de 100 horas, sendo 56 horas dedicadas a atividades telepresenciais e 44h a atividades extraclasses. Os cursistas devem elaborar diagnóstico sobre o contexto em que atuam e desenvolver um pequeno projeto de intervenção na sua escola com registros no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – do IRM . A capacitação, a execução do projeto e sua avaliação deverão estar concluídos em oito meses. Uma vez capacitados, os profissionais passam a fazer parte de uma rede colaborativa de construção de conhecimento em educação inclusiva, por meio da plataforma diversa.org.br.

A formação utiliza ainda estudos de caso sobre experiências educacionais que tenham sido bem sucedidas nas suas estratégias para incluir estudantes com deficiência na educação básica. Segundo Ana Regina Carvalho, diretora de Educação Especial da SEE, “a formação inclui a criação e a implementação de projetos locais que impactem a realidade de cada secretaria de educação participante”.

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), publicado em 2014, o Brasil tem 8 anos para construir sistema educacional inclusivo, de forma a garantir o direito de toda criança e jovem com deficiência a frequentar a sala de aula regular e receber atendimento educacional especializado no contra turno escolar, quando se fizer necessário.

Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais - SEE/MG
Foto: Arquivo/SEE

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