.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul
Estudantes do Ensino Médio e Ensino Técnico da rede estadual e federal de todo o país já podem se inscrever para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A iniciativa tem por objetivo fazer com que os jovens atuem como protagonistas dentro de suas escolas. O edital com todos os detalhes para a seleção está disponível no portal do Ministério da Educação (MEC) e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de setembro.
Os participantes do Parlamento terão como desafio a elaboração de um projeto que contemple temas como integração regional, inclusão educativa, gênero, jovem e trabalho, direitos humanos ou participação cidadã. No total, serão classificados 27 candidatos.
Para concorrer a uma vaga, o estudante precisa elaborar um projeto e encaminhá-lo à unidade regional da Secretaria de Educação ou a uma Instituição da Rede Federal de Educação Tecnológica, juntamente com os demais documentos exigidos. O processo terá duas etapas, até que os selecionados integrem o grupo dos representantes de todos os países-membros e associados do Mercosul. Em seguida, a tarefa será a criação de um documento que aborde o tema: o Ensino Médio que Queremos.
O jovem eleito para representar sua unidade da Federação e o Brasil no Parlamento Jovem do Mercosul tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
__________
Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais - SEE/MG
Imagem: Parlamento Juvenil do Mercosul - PJM
Marcadores:
Direitos Humanos,
ensino médio,
Ensino Técnico,
gênero,
inclusão educativa,
integração regional,
MEC,
Mercosul,
Parlamento Juvenil do Mercosul,
participação cidadã,
projeto,
rede estadual,
rede federal
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!