.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 12 de abril de 2018

I Encontro de Formação Continuada para Especialistas Escolares


A Diretoria Educacional – DIRE B iniciou, no período de 15 a 20 de março, o Ciclo de Formação Continuada para os Especialistas das 210 escolas de sua jurisdição, sendo ministrado pela diretora educacional, Fátima Maria Gonçalves, e Kátia Liliane Alves Canguçu, Analista Educacional, com apoio de toda a equipe da DIRE B. Esse ciclo de formação foi acordado com os gestores escolares nos encontros dos dias 1 e 2 de março de 2018, quando foram discutidas a organização das ações pedagógicas e gerenciais nas escolas (vide post de 12/03/2018).

O primeiro encontro da formação continuada contou com a participação de 350 especialistas, que tiveram a oportunidade de refletir sobre a organização administrativa e pedagógica da escola, bem como sobre as orientações referentes ao Oficio Circular nº 211/2014 e à Resolução 2807/2015, que altera o Art.78 da Resolução SEE nº 2197/2012, dando continuidade às discussões iniciadas com os gestores no início de março.

Nesse encontro, foram apresentadas as oportunidades de aprendizagem descritas na Resolução SEE nº 2197/2012, que devem ser ofertadas ao longo de cada ano letivo aos estudantes da Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais. Foram dadas também as orientações para que cada professor faça uso das diversas estratégias de ensino, partindo de uma visão holística das necessidades pedagógicas de cada estudante, objetivando garantir a eficiência e eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

A Diretora Educacional, Fátima Maria Gonçalves, reforçou a importância do papel do especialista na escola, destacando sua função estratégica e articuladora para que o ensino-aprendizagem aconteça. A proposta da DIRE B para todos gestores escolares (diretor, vice-diretor e especialista) é de parcerias que visem o desenvolvimento de um trabalho mais consistente, proativo, eficiente e eficaz para o segmento pedagógico das escolas, oportunizando a concretização da aprendizagem.

Os próximos encontros com os especialistas estão agendados para abril, maio e junho deste ano. O tema do próximo encontro, a ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de abril, será “Elaboração de Projetos” com foco no Plano Político Pedagógico (PPP) da escola, com foco os temas Itinerário Avaliativo e Convivência Democrática.
___________
Texto e foto: Equipe da Diretoria Educacional - DIRE B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!