Inicialmente implantado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já é hoje utilizado por órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário deste País. Desenvolvido em plataforma aberta, permite a inicialização de processos, criação, edição de documentos e sua tramitação para diversas unidades, realizando atividades para análise e despachos necessários: uma de suas inovações é possibilitar o envio simultâneo de documentos a setores diversos (quando analisados e/ou despachados por diferentes unidades administrativas).
No contexto da SRE Metropolitana B a preparação para a implantação do sistema começou já em início de 2018, quando os servidores foram orientados a realizar o curso virtual SEI! USAR, disponibilizado pela Escola Virtual de Governo (EVG). Houve ainda a visita de colaboradores da Diretoria de Comunicação e Arquivo (DCAR), que se reuniram com os servidores da casa em encontro destinado a fornecer informações preliminares sobre o sistema. O SEI se encontra em funcionamento na SRE desde 07/12/2018.
Encontros preparatórios
Diante das naturais dificuldades encontradas pelos servidores ao conhecerem o sistema na prática, o Núcleo de Planejamento, na pessoa do Felipe Navarro, está, desde 08/02/2019, promovendo encontros para esclarecimentos quanto à utilização do SEI. Cada treinamento envolve a participação de cerca de 10 servidores da SRE, sendo que os integrantes dos setores mais demandados no novo sistema tiveram prioridade para o treinamento. Nesses encontros são explicadas e aplicadas as principais funcionalidades do sistema, com o intuito de multiplicar o conhecimento e possibilitar que todos os setores tenham integrantes capacitados para dar andamento nas demandas e tirar dúvidas dos colegas.Expectativas e percepção do Sistema
As expectativas em relação à nova ferramenta são que seu uso se torne mais fácil e as funcionalidades do sistema se tornem mais claras e simples na medida em que os servidores passem a trabalhar diariamente com o sistema. Além disso, o menor uso de papel e a tramitação de documentos online potencializa a agilidade para trabalho conjunto e a assinatura de documentos importantes, de modo que essa visão de maior fluidez e sustentabilidade são os principais pontos positivos percebidos pelos servidores.A recepção da equipe tem sido positiva, de modo geral, sendo as dificuldades analisadas com cuidado pelos administradores do SEI, que, havendo se disposto a auxiliá-la, estão encaminhando suas demandas e dúvidas para o órgão central na medida do possível. As principais dificuldades envolvem as funcionalidades do sistema e o fluxo de trabalho desenvolvido no mesmo, que exigirá maior cuidado e o aprendizado de novas tarefas relacionadas à ferramenta por parte dos servidores.
A aplicação do SEI a Processos Administrativos Disciplinares
Em se tratando do fluxo das etapas de instrução/julgamento de processos administrativos disciplinares, cujo ponto de partida se verifica na Controladoria-Geral do Estado (CGE), o SEI concederá o recebimento do Processo de Investigação Preliminar, a instauração de Portaria Inaugural e sua respectiva publicação.Todavia, por se tratar de processo de natureza sigilosa, o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) tem suas especificidades no SEI. Nesse sentido, o Núcleo de Correição Administrativa (NUCAD) da Secretaria de Estado de Educação (SEE), através de sua coordenadora Nathália Martins Mariz Rezende, promoveu, no último dia 13 de fevereiro do ano corrente, a primeira capacitação dos membros das Comissões de Processos Administrativos Disciplinares, distribuídas pelas 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado.
A Comissão de Processos Administrativos Disciplinares da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B (SRE B) – que tem como membros Arlene Borges da Cunha, Denise Dias e Paulo de Tarso Nascimento Silva – participou dessa primeira turma, quando, entre uma série de aprendizados, compreendeu que o responsável pelo PAD credencia os membros da Comissão que conduzirá os trabalhos (até a elaboração do Relatório Conclusivo) e notifica o responsável pela criação do Processo. O descredenciamento dos membros da Comissão se fará por quem criou o Processo, credenciando, em seguida, membro do Gabinete da Autoridade Julgadora, a qual, por sua vez, fará o descredenciamento do Processo.
Dessa maneira, a iniciativa do NUCAD/SEE foi bastante gratificante, na medida em que a utilização dos dispositivos do SEI para o desenvolvimento/conclusão dos processos administrativos permitiu à Comissão Processante aprender a utilizar uma série de recursos exclusivos, os quais favorecerão o controle mais apurado de permissões, principalmente no que diz respeito à necessidade de se registrar a senha do usuário toda vez que for preciso acessar o Sistema.
Informações
Em caso de dúvidas com relação à utilização do sistema ou ao curso SEI! USAR, entre em contato com os administradores do SEI na SRE Metropolitana B através do endereço sre.metropb.sei@educacao.mg.gov.br. Caso prefira, entre em contato direto com um dos administradores: Wenderson Ferreira, Fábio César (Núcleo de Tecnologia Educacional) e Ivan Tavares (Núcleo de Planejamento). O curso virtual SEI! USAR, promovido pela Escola Virtual de Governo (EVG), encontra-se disponível no endereço https://www.escolavirtual.gov.br/curso/74.__________
Com informações do Núcleo de Planejamento e Comissão Processante
Fotos: Núcleo de Planejamento e SRE Metropolitana B
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