A Escola Estadual Newton Amaral, de Betim, foi selecionada para participar da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, Edição 2019, com o projeto “Um olhar para a tradição do ofício das doceiras: saberes e modos de fazer das avós”.
A atividade proposta para a jornada durante todo o mês de agosto objetiva valorizar os ofícios e saberes dos modos de fazer doces, compotas, geleias e similares das avós e familiares dos alunos.
Durante as aulas de Língua Portuguesa, História e Biologia, os alunos terão aulas temáticas sobre a importância da culinária para a memória e patrimônio cultural; modos de fazer e patrimônio imaterial; boas práticas na manipulação de alimentos; culinária tradicional; bem como palestras com representantes da Emater sobre os ofícios da agricultura da família do campo até a mesa; rodas de conversas sobre memórias, saberes e sabores; trabalho de campo e oficinas com algumas doceiras e produtores tradicionais da comunidade.
Etapas:
– Seminários: de 08/08 a 27/08/2019
• Boas práticas na manipulação de alimentos.
• Oficinas com vovós sobre os modos de fazer doces, compotas, geleias e similares.
• Palestra com nutricionista: “Cuidado com os doces: eles inibem a ingestão de vitaminas e minerais”.
• Palestra sobre educação patrimonial e rodas de conversas: “Memórias saberes e sabores”.
– Festival de doces “Saberes e Sabores” da E.E. Newton Amaral: 29/08/2019
• Exposição, degustação e venda dos doces pesquisados e feitos pelos alunos com a ajuda dos pais e avós.
– Encontro dos grupos tradicionais da cultura imaterial
Texto: Cássia Rezende Diniz / E.E. Newton Amaral.
Fotos: E.E. Newton Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!