O trabalho com professores e conselho de representantes de turmas levou a Escola Estadual Monte Sinai, em Esmeraldas, ao primeiro lugar no Prêmio Charles Lofti, promovido pela Aliança Brasileira pela Educação. O Relatório Final do Conselho de Representantes de Turma, a seguir, apresenta todo o trabalho desenvolvido que culminou na premiação.
A SRE Metropolitana B parabeniza a E.E. Monte Sinai e tem orgulho de divulgar ações como essas, que promovem o protagonismo dos estudantes por meio da real participação no processo educativo. A Educação que a gente sonha já é realidade!
1. Da organização das ações
Nas primeiras reuniões dos conselho dos chefes de turma, quando elaborávamos o plano de ação, foi votado e ficou decidido que nossas ações seriam guiadas por diferentes comissões, e que cada uma delas seria responsável por determinadas funções, assuntos e atividades.De acordo com a proposta dos representantes do conselho de classe — que fizeram um pré-levantamento com o restante dos colegas de turma — os assuntos e as atividades mais urgentes a serem desenvolvidas poderiam ser organizadas na seguinte disposição:
● Comissão de equipamentos eletrônicos: os alunos se disponibilizaram, visando praticidade e eficiência, a passarem por um treinamento para se responsabilizarem pelo manuseio e organização dos aparelhos disponíveis na escola, como montagem do som quando usado em quadra, por exemplo.
● Comissão do recreio cultural: tendo em mente a sociabilização e a democratização da cultura, das artes e dos esportes, os alunos se propuseram a organizar recreios com atividades lúdicas e recreativas para toda a comunidade escolar.
● Comissão de organização dos espaços: aqui, a função dos representantes era pensar e repensar o espaço comum da escola, planejando melhorias que tivessem como objetivo tornar o espaço mais atrativo, agradável e eficiente.
● Comissão de leitura e biblioteca: tendo em vista que a atual biblioteca da escola necessitava de uma repaginada e, principalmente, de uma campanha de doações de livros, esta comissão assumiu a função de cumprir tais tarefas.
● Comissão das mídias sociais: esta comissão ficou responsável pela divulgação de todas as atividades, feiras, notícias e eventos que aconteceram na escola no último semestre de 2019.
2. Desenvolvimento
No momento de distribuição de funções, os alunos se organizaram e elaboraram os seus respectivos planos de ações. Ainda que inicialmente todas as comissões hajam se articulado para colocar em prática o que haviam pensado, uma delas se destacou pela proatividade e pela disponibilidade em trabalhar em função da escola: a comissão de mídias sociais.Os alunos e as alunas impulsionaram várias publicações que ajudaram a dar visibilidade para os demais — e admiráveis — projetos que são desenvolvidos na escola. Além de ajudar em campanhas que tiveram como objetivo a arrecadação de livros para a escola, por exemplo, uma vez que a biblioteca da escola era alvo das ações.
Utilizar a tecnologia, como nos casos das mídias sociais, como aliada da escola, contribuiu para que a campanha conseguisse arrecadar pouco mais de 200 exemplares para a biblioteca.
As contas utilizadas pela comissão de mídias sociais são utilizadas frequentemente, e, além de toda facilidade e benefícios proporcionados, servem como importante ferramenta para que os alunos acompanhem as atividades que estão sendo desenvolvidas dentro da escola. O nome de usuário das contas nas redes sociais são os seguintes: @escolaestadualmontesinai, para o Instagram, e Escola Estadual de Ensino Médio Monte Sinai, para o Facebook.
As mídias sociais são integralmente administradas pelos próprios alunos, que se revezam e se organizam para uma melhor dinâmica e eficiência na cobertura e divulgação de tudo que acontece dentro da escola. Um fator interessante que podemos perceber com as divulgações é que o senso de pertencimento e de orgulho dos estudantes para com a instituição ficou ainda mais evidente, sendo facilmente notado nos comentários postados nas divulgações.
Um acontecimento que merece destaque é a participação da escola na última edição do Prêmio Charles Lofti, promovido pela Aliança Brasileira pela Educação, em que a Comissão de Mídias Sociais ajudou a compor, junto com outros projetos da área tecnológica e cultural, também desenvolvidos na escola, o corpo principal de um projeto mais amplo. O que garantiu para a escola a premiação em primeiro lugar no dia 05/12/2019.
3. Conclusões e expectativas
O trabalho em comissões, formada e organizada pelos próprios alunos, mostrou-se eficiente e fez com que os alunos tivessem uma participação ainda mais ativa na dinâmica da instituição. Embora nem todas as comissões tenham conseguido agir com a mesma vivacidade, conseguimos perceber que essa metodologia de organização para as mais diversas ações em muito pode agregar para a escola em si e, sobretudo, para o amadurecimento dos próprios alunos, uma vez que a dinâmica do trabalho em grupo e o espírito de coletividade são os principais pilares dessas organizações.__________
Texto: E.E. Monte Sinai
Foto capa: Cogna Educação - 3ª Edição do Prêmio Charles Lotfi – Edição 2019
Imagens: E.E. Monte Sinai
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!