.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Relações étnico-raciais, educação, escola, sujeitos emancipados: elementos para uma reflexão





*Por Arlene Borges da Cunha
 
A Década Internacional dos povos Afrodescendentes, instituída pela ONU (2015/2024) é tempo por demais suficiente para refletirmos sobre as questões que dizem respeito não só às relações entre raças/etnias, ao combate ao racismo (envolvendo notadamente a raça negra em todos os quadrantes do mundo) mas às que, de forma generalizada, se dão entre  os  indivíduos inseridos num todo social que, cindido entre forças produtivas e relações de produção, torna frágil a subjetividade dos sujeitos(então indicadora de autonomia de um modelo social iluminista, de que somos herdeiros).

Numa sociedade em que prevalece o movimento das mercadorias e não o da ação humana, o contato com o outro se estabelece sob a égide do imediatismo, ou, apropriando-nos da linguagem freudiana, ao lidar com o próximo, percepções internas podem sobrepor-se às percepções externas, o que significa que, não mais em si, o sujeito identifica no seu semelhante sentimentos que recusa (embora lhe pertençam) aliviando-se da tensão que tal pulsão lhe provoca.
 
O preconceito, o alvo mais recrudescente, volta-se contra os negros (com quem este País tem uma dívida histórico-social de longo alcance)–que em nada difere do fenômeno a que é chamado de antissemitismo - projeção negativa do indivíduo que, por negar o que está próximo, produz o rompimento (dialético) entre sujeito e objeto pela rejeição do que não lhe é igual, na medida em que, não se estabelecendo uma relação entre o que se projeta e o que se experimenta, resulta em “sentimentos de superioridade [...] próprios de uma sociedade hierárquica e desigual” (Parecer CNE/CP 3/2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana).
 
Neste sentido, na medida em que se constata nas relações sociais de toda ordem explícita ou tacitamente o primado do branqueamento do não idêntico, conduta inexplicável de uma sociedade indiferente a uma crítica objetiva da própria formação, faz-se necessário investir em políticas de reparação, de ações afirmativas, no intuito de combate à privação e violação de direitos.
Desta forma, não se pode deixar de dizer sobre a intolerância, estado social próximo à barbárie(BENJAMIN, 1985)cujo antídoto se localiza na prática humana da educação, quando dirigida à emancipação do sujeito que se educa.
 
Mas, a educação, a priori tida como princípio esclarecedor das gerações, pode reduzir-se tão somente ao que os filósofos da Escola de Frankfurt chamam de semiformação, processo em que o pensamento não reflexivo se prende a conteúdos conformistas, que remetem a muitos procedimentos antissociais a que hoje assistimos.
 
E, na medida em que educar/ser educado é, essencialmente, nos tornarmos prenhes de experiências ao longo da vida (aqui não nos referindo apenas às experiências inseridas no âmbito das ciências naturais, mas à aquisição da consciência de experiência, de cujo processo muitas vezes somos alijados por razões historicamente situadas) é que se faz imprescindível repensar o papel social que cabe à escola, numa sociedade que se tornou objetiva no seu modo de produzir-se e reproduzir-se a si mesma, num mundo em que ciência/tecnologia dissolvem qualquer tipo de experiência formativa.
 
A ela, posto que todos seus condicionantes histórico-sociais, devemos recorrer, instituição ímpar e necessária, quando se trata da formação para autorreflexão crítica,“a única contra o princípio de Auschwitz”, dirá Adorno (2010) capaz de contribuir para nos desenvolver o pensamento autônomo, o qual eleve ao nível do conceito o que muitas vezes consideramos seguramente(enquanto sujeitos do processo ensino-aprendizagem) simples questionamentos do real.
 
A partir desta inequívoca condição, é possível falar de (re) educação para relações étnico-raciais, o que significa sermos capazes de defender/ fazer respeitar o que nos iguala e ao mesmo tempo nos diferencia. Ou retornando mais uma vez a Adorno (2010) em conhecido aforismo: identificar na diferença o que é semelhante e o que é semelhante na diferença.
 

Referências:

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfang L.Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. Tese VII. In Magia e técnica; arte e política. Obras escolhidas. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PARECER CNE / CP 3 / 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. < Disp.<www.mec.gov.br/cne Acesso> 07/06/2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!