.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Cinema pela inclusão



Na última sexta-feira (30/10), a exibição do filme Black, na E.E.Celso Machado, ocorreu regada a suco, com muita pipoca e um bocado de emoção. A atividade faz parte do Projeto Cinema, Cultura e Debate, realizado por meio de uma parceria com dois membros da comunidade escolar, os senhores Jonas e Mário.


Mensalmente, esses voluntários oferecem aos alunos a exibição de produções cinematográficas escolhidas por professores mediadores. Por sua temática, o filme Black foi exibido em homenagem aos estudantes do 3º turno que são portadores de deficiências auditivas.

No filme, cuja primeira parte consiste na adaptação da autobiografia de Helen Keller - A História da Minha Vida - Michelle McNally (Rani Mukherjee) é uma garota que perde a visão e a audição alguns meses depois do seu nascimento. A jovem vive incompreendida e isolada na escuridão de sua própria existência, até que seus pais, desesperados com a situação da sua filha, contratam o professor Debraj Sahai (Amitabh Bachchan) que, por meio de métodos pouco convencionais, faz com que Michelle se conheça melhor, supere barreiras, estude e transponha suas próprias limitações.  

Escolhido por indicação das professoras  Mavione Magela da Silva e Luana Maria Marques, intérpretes de sinais do 3º turno, o filme sintetiza uma história inspiradora e tocante, centrada no poder da educação como instrumento para a superação de qualquer dificuldade. “A valorização da educação como ferramenta inclusiva é o único caminho possível para que se garanta a todos o direito de aprender a aprender, aprender a ser e a conviver”, conclui José Roberto dos Santos, diretor da escola.

Black é uma produção indiana de 2005, falada em hindi e inglês indiano, dirigida por Sanjay Leela Bhansali. Foi exibido no Festival de Cinema de Casablanca e no Festival Internacional de Cinema da Índia. Ganhou o Prêmio Nacional de Cinema para Melhor Longa-Metragem em hindi. A Revista Time (Europa) selecionou a obra como um dos dez melhores filmes do ano de 2005, em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!