.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Educar com Arte Africana




 

No dia 3 de novembro, alunos da E.E. Celso Machado compartilharam momentos de imersão na cultura negra por meio do projeto ‘Educar com Arte Africana’, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com o Instituto de Arte e Cultura Yorùbá.

“A iniciativa tem como objetivo fazer com que estudantes de escolas estaduais mineiras possam conhecer diferentes culturas, valorizando a diversidade humana em todas as suas formas de expressão”, explica José Roberto dos Santos, diretor da escola.

Durante o evento, realizado no espaço da Magistra, no Bairro Gameleira, os estudantes tiveram contato com artistas africanos que partilharam informações sobre a cultura Yorùbá, apresentaram obras e ministraram uma oficina ao ar livre sobre técnicas de pintura.

“A arte aguça a sensibilidade e amplia horizontes. A experiência vivida pelos alunos certamente poderá ser novamente abordada em sala de aula e debatida para a compreensão de outras culturas e apreensão de novos conhecimentos”, completa o diretor.

Instituto Yorùbá

O Instituto foi criado em 2008 e tem por objetivo divulgar a cultura africana da origem Yorùbá no Brasil. Além das oficinas de artes, são atividades do Instituto o ‘Coral Vozes da África’, o Congresso Yorùbá, entre outros.

A Cultura Yorùbá é uma milenar e tradicional cultura africana que tem forte influência na cultura e sociedade brasileiras. Ela tem sua origem na Nigéria, país da África Ocidental. Historicamente a ligação do Brasil com esta cultura dá-se por meio da chegada de africanos escravizados oriundos da Nigéria. Dentre as diversas manifestações de origem africana existentes no Brasil, a cultura Yorùbá é a de maior influência.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!