.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MEC propõe que escolas discutam o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC)



O Ministério da Educação (MEC) está convocando todas as escolas para participar de uma grande mobilização de discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC). A expectativa é que cada unidade escolar reúna professores e alunos, profissionais da educação e comunidade, para dar início à avaliação e à discussão do texto preliminar e, de forma coletiva, sistematizar as contribuições da escola para a construção da Base Nacional Comum Curricular.


O texto preliminar da Base está disponível para consulta e recebe sugestões até o dia 15 de dezembro. As propostas de mudanças no texto e avaliações podem ser feitas pelo cidadão, por organizações e por escolas.

Em 15 de dezembro, terá início a análise das contribuições do primeiro ciclo de debates da Base Nacional Comum. O Portal continuará recebendo contribuições, mas é importante que até 15 de dezembro realizem-se as reuniões e as primeiras sugestões sejam enviadas ao MEC.

A Base Nacional Comum Curricular, que está sendo construída pela Secretaria de Educação Básica do MEC, será um instrumento de referência para a construção do Projeto Político-Pedagógico das escolas. O objetivo é que ele oriente a elaboração do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, públicas ou particulares.

Os materiais disponibilizados dão diversas dicas, entre elas como apresentar a base para a equipe da escola, o que pode ser feito para mobilizar a rede e como organizar uma leitura crítica da Base. Também há materiais para impressão e divulgação, como um cartaz convidando professores a participarem da elaboração do documento, e vídeos explicativos voltados para os educadores.

Todo o material está disponível no site do Movimento pela Base Nacional Comum, que é um grupo não governamental de profissionais e pesquisadores da educação que atua desde 2013 para facilitar a construção de uma Base de qualidade. O Movimento promove debates, produz estudos e pesquisas, investiga casos de sucesso em vários países e entrevista inúmeros alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!