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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

8º Prêmio Viva Leitura



Escolas, bibliotecas, entidades e cidadãos, crianças e jovens incluídos, que desenvolvam projetos de formação de leitores em todo o Brasil têm até 13 de março para se inscrever gratuitamente no 8º Prêmio Viva Leitura. Nesta edição, quatro iniciativas dividirão R$ 100 mil.

A ação conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura busca reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura no país. Este ano, a novidade é o interesse por projetos que tenham crianças e jovens como protagonistas. Além da possibilidade de fazer a inscrição individualmente, com autorização dos responsáveis, eles também podem aparecer no público-alvo das iniciativas.

“Tem os dois vieses: os projetos em que a criança e o jovem são beneficiários, mas também — e principalmente — estamos tentando mapear e incentivar projetos em que as crianças sejam protagonistas da ação”, diz o titular da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, Volnei Canônica. “Não só a criança que montou uma biblioteca, mas também aquela que está desenvolvendo ações de leitura na escola, que faz diferentes ações envolvendo sua família e as famílias da comunidade.”

Este ano, as inscrições para o prêmio tiveram início no último dia 29 de janeiro. Serão escolhidos projetos em quatro categorias:
  • Biblioteca Viva, para bibliotecas comunitárias e públicas.
  • Escola Promotora de Leitura, para instituições públicas.
  • Território da Leitura, para entidades que promovam o hábito da leitura em espaços diversos.
  • Cidadão Promotor de Leitura, para ações individuais.

Cada iniciativa vencedora receberá R$ 25 mil.

“O prêmio tem um potencial multiplicador incrível porque vai compartilhar com o país a riqueza de várias experiências a serem inscritas e que até então eram desconhecidas”, diz a coordenadora-geral de materiais didáticos do MEC, Tassiana Cunha Carvalho. “Essas ações têm de ser reconhecidas, recompensadas e divulgadas porque assim incentivamos o brasileiro a ser mais leitor.”

Além do incentivo em dinheiro aos projetos vencedores, o prêmio distingue, com a menção honrosa José Mindlin, iniciativas que se destaquem pelo impacto e abrangência.

Incentivo

Criado em 2006, após o Ano Ibero-Americano da Leitura, o Viva Leitura integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) como uma forma de incentivar a sociedade e mapear as ações desenvolvidas fora do âmbito governamental. “O país tem um déficit muito grande de leitura, um número muito alto de analfabetismo funcional, e essas práticas desenvolvidas em todo o território brasileiro são importantes para contribuir com as políticas públicas e com a redução do analfabetismo funcional”, considera Volnei Canônica. Segundo ele, desde a primeira edição, o prêmio teve mais de 13 mil projetos inscritos, um número expressivo, que precisa ser conhecido para gerar novos frutos. Por isso, de acordo com o diretor, mesmo aquelas iniciativas que não receberam a comenda vão compor um banco de boas práticas de leitura, com previsão de estar disponível ainda neste primeiro semestre.

Conforme Tassiana Carvalho, a disseminação das ações gera um hábito que acaba repercutindo diretamente na escola. “A leitura é um instrumento muito importante no processo de aprendizagem; não adianta ela estar só ali dentro do componente curricular na escola”, afirma. “Quando o aluno adquire o hábito de fazer a leitura fora desse ambiente, acaba diversificando os atributos que tem para desenvolver esse conhecimento; ele se aprofunda.”

O prêmio conta também com a parceria da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Além disso, tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana, da Espanha.

As inscrições devem ser feitas na página do Prêmio Viva Leitura de 2016 na internet.

Fonte: Ministério da Educação - MEC / Assessoria de Comunicação Social

Um comentário:

  1. Fico muito feliz ao saber deste lindo incentivo para as nossas crianças,pena que muita escolas não levam a serio os projetos de inovação que são apresentados,pena que muitas escolas não estão a procura de inovação e no final de tudo culpa as nossas crianças pela indisciplina,culpa as famílias pela ausência,pela falta de participação no dia dia da escola. Pena em saber deste incentivo e quando falar com meu filho ou filha vou ouvir: mãe falei com a minha professora de português mas ela nem deu atenção ou ela disse a escola não dá suporte ou a sua sala não tem capacidade para participar. Estou entristecida com posições de educadores que nem se quer fazem o impossível para melhorar,só sabem reclamar,reclamam de tudo, que o estado não ajuda,que não tem material, que não tem isso ou aquilo,chega isso é intolerável. Preciso urgente de uma escola atuante,pois sou uma mãe atuante,meus filhos tem sede de conhecimento,inovação,de vida escolar,chega de ouvir que a escola pública é uma massa falida,não concordo com esta fala,vejo que há muitos profissionais que só desejam o salário do mês e pronto e planejar uma aula de qualidade nada,isto é o fim.Isto deverá ser visto e tenho a certeza que a secretária de educação de Minas Gerais saberá se posicionar perante estas e muitas situações. Meus filhos não tem culpa que que o professor necessite atuar 2 ou 3 cargos para terem um salário digno,quero qualidade e isto tem que ser exigido. Este projeto tem que ser exigido nas escolas,participação geral,pois os nossos alunos,nossas crianças estão saindo com grande defasagem de leitura e isto sinto muito não está sendo praticado como devido olhar,um cuidado especial. Lêr é encantar os olhos é mergulhar sem sombra de dúvida no encantamento profundo de uma história,participar intensamente de todos os momentos,saborear cada etapa e suas conquistas. Obrigada desde já pela atenção,preciso de ajuda. Moro na Cidade Ibirité-Minas Gerais

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