.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Ginástica na Educação Física e para a vida


Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2016, o Hotel Boulervard Plaza foi cenário de muito trabalho no âmbito da Educação Física. Trata-se do V Simpósio de Esporte na Escola: O Ensino das Ginásticas, que contou com a inscrição de 300 trabalhos em formato de pôsteres e apresentação oral.

Dentre os trabalhos mencionados, estão apresentações de professores vinculados à SRE Metropolitana B, tais como o pôster “Ginástica Artística Sem Limites”, de autoria do Prof. Jefferson Lopes Costa, da E.E. João Nazario, de Esmeraldas; “Entre na Ginástica”, de autoria da Profa. Emanuelle Mendes Fialho, da E.E. Emília Cerdeira, de Belo Horizonte; “A Ginástica Geral na Escola Integral”, de autoria da Profa. Maria Luiza Antunes Fonseca, da E.E. Cabana do Pai Tomás, de Belo Horizonte; “Lazer no Conjunto Habitacional IAPI: a ginástica em foco”, de autoria das professoras Aline Guerra, Caroline Queiroga Antônio e Valdilene Ferreira de Miranda, da E.E. Silviano Brandão, de Belo Horizonte; “Ginástica Geral”, de autoria da Profa. Kelly Cristiane Silva, da E.E. Professora Nair de Oliveira Santana, de Belo Horizonte.


Os trabalhos foram premiados em 1º, 2º e 3º lugares nas categorias Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Educação Integral, dentro das modalidades pôster e comunicação oral. Desse modo, o pôster intitulado “Ginásticabol”, apresentado pelo Prof. Maxwiller de Oliveira Silva, da E.E. de Lagoa, também do município de Esmeraldas, foi premiado em 3º lugar na categoria Educação Integral. Já a comunicação oral intitulada “Fazendo ginástica, construindo saberes”, de autoria da Profa. Milena do Nascimento Silva Costa, da E.E. Nova Contagem, do município de Contagem, ficou com o 2º lugar na categoria Ensino Médio.


Estruturado como uma atividade bienal, o simpósio, criado em 2007, é fruto da parceria de mais de uma década entre o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6/MG) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), e, naturalmente, foi além das apresentações de trabalhos. O público foi brindado ainda com as palestras “Educação Multicultural: uma exigência incontornável no Estado de Minas Gerais”, ministrada pelo Professor Doutor Rui Proença Garcia, da Universidade do Porto, e “Os Desafios das Boas Práticas nas Aulas de Educação Física Escolar”, ministrada pelo Professor Doutor Ricardo Catunda, Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

O Prof. Rui Proença Garcia destacou a importância do evento, que revela para a sociedade os excepcionais trabalhos realizados pelos profissionais da Educação em Minas Gerais. Já o Prof. Ricardo Catunda, ao mencionar o simpósio como um modelo para todo o país, defende os programas de capacitação e formação de professores, bem como valorização de suas práticas, como única forma de transformar a realidade no âmbito escolar. Tal pensamento é corroborado por Cláudio Boschi, presidente do CREF6/MG, que vê na valorização do ensino a solução para os atuais problemas pelos quais passam o Estado e o País de modo geral.

Eleonora Paes, Superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental, justificou a parceria de tantos anos entre a SEE/MG e o CREF6/MG pela incontestável importância da Educação Física na formação do sujeito.

Nós, da SRE Metropolitana B, agradecemos por essa parceria e parabenizamos a todos os participantes, desta e das demais superintendências, com foco nos autores de trabalhos premiados. Vocês muito honram a Educação na qual tanto acreditamos.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: Cledmar de Fátima Teixeira Canuto













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!