.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Projeto Rádio Educar: a comunicação pelo conhecimento e integração


Na sexta-feira, 9 de dezembro de 2016, os alunos da E.E. Nair Mendes Moreira visitaram a Rádio 98, em BH, junto dos professores Wenderson Chaves de Assis e Thatiana Vasconcelos Barcelos de Paula, responsáveis pelas disciplinas de Geografia e Espanhol, respectivamente. Essa visita fez parte do projeto Rádio Educar, que foi desenvolvido pelo professor Wenderson em parceria com os alunos do ensino médio. Participaram da visita à Rádio 98 alunos do ensino médio do turno matutino.

Visando oferecer melhorias educacionais, a E.E. Nair Mendes Moreira pretende, com esse projeto, proporcionar aos alunos maneiras alternativas de aprender as novas formas de conhecimento, bem como as novas exigências e tendências tecnológicas no mundo. Segundo o professor Wenderson, o projeto tem como objetivo envolver os alunos na criação de uma rádio no ambiente escolar com vista ao fortalecimento da comunicação e aprimoramento das habilidades de leitura, escrita, oralidade, produção de conhecimento e da integração entre alunos, escola e comunidade.

O que se pretende no âmbito escolar é desenvolver os talentos dos alunos; reforçar sua oralidade, competências e trabalho em equipe; promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos a serem estudados ao longo do ano letivo e reduzir a evasão escolar.


A visita à Rádio 98 – a primeira rádio FM estéreo da América Latina, tida como a rádio jovem líder de audiência – possibilitou aos discentes conhecerem como funciona um estúdio de rádio, os instrumentos que são utilizados e o papel de cada equipe na transmissão das notícias, músicas e afins.

Os alunos foram muito bem recebidos pela equipe da rádio, que lhes dedicou total atenção e explicou como é feito o trabalho. A aluna Adrielly, do primeiro ano do ensino médio, ficou deslumbrada com o funcionamento da rádio. Ela, que já gostava da Rádio 98, ficou mais apaixonada com as descobertas. O aluno Pedro, do ensino médio, ficou entusiasmado e procurou saber como poderia participar das campanhas que a rádio promove e também, quem sabe um dia, fazer parte da equipe.

A visita à Rádio 98 foi muito valiosa, bem como o tem sido o desenvolvimento do projeto. Tal experiência nos tem provado que desenvolver projetos do tipo no contexto escolar, além de desenvolver potencialidades e revelar talentos e vocações, fortalece os laços entre alunos, escola e comunidade.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E. E. Nair Mendes Moreira/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!