.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

E.E. Doutor Renato Azeredo dá exemplo em humanidade


"Para unir é preciso amar;
para amar é preciso conhecer;
para conhecer é preciso ir ao encontro do outro."

À medida que a sociedade avança na ideia de Educação como formação de caráter em lugar de transmissão de conteúdos, a Educação se apercebe do potencial da arte e das práticas humanitárias para tanto. Nesse sentido, a E.E. Doutor Renato Azeredo viabilizou, na pessoa das pedagogas Cleuza Maria, Regina Souza e Hercilia Reis, o projeto “Aluno cidadão: exercendo a cidadania na escola”. O projeto teve inicio na 2ª etapa do ano letivo, em 08/04/2017, com previsão de término em dezembro de 2017. A culminância da 1ª parte do projeto, com a participação de alunos, professores e toda a comunidade escolar, se deu em 01/07/2017, com exposição de trabalhos e apresentações artísticas dos alunos. Discentes do 1º e 2º turnos, contemplando as turmas do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, participaram das atividades.

“O projeto aluno cidadão nos permitiu fazer uma reflexão sobre nossas ações na sociedade, principalmente nas relações que mantemos com as pessoas com quem convivemos”, afirma a Profa. Alessandra Barbosa Prudêncio sobre o projeto, que tem como objetivo formar o estudante para o exercício de sua cidadania, tendo em vista não só um bom desempenho escolar, mas também a integração entre alunos, a preservação do ambiente escolar, a valorização da honestidade e o desenvolvimento do senso ético. O projeto incentiva ainda a prática de monitorias, para que cada aluno e funcionário da escola possa ter um olhar mais solidário para o próximo, desenvolvendo a credibilidade, o compromisso intelectual e o desejo de aprender e ensinar. Segundo Prudêncio, a montagem da árvore com poemas sobre cidadania lhe possibilitou perceber o inicio de um amadurecimento dos alunos envolvidos.


“O projeto aluno cidadão nos oportunizou exercer a cidadania de uma forma muita efetiva, pois nossos educandos se envolveram fazendo doações de agasalhos, e essa ação solidária fez com que os mesmos detectassem a importância de ser um cidadão atuante no meio em que vivem”, relata a Profa. Alexandra Ferreira da Cruz. Nesse mesmo sentido, o jovem Isaac Leonel C. Pereira, aluno do 1ºB, achou o projeto muito bem organizado e divertido: “Com este projeto, pudemos ajudar as pessoas mais carentes com doação de agasalhos, criamos mandalas para apresentar ao público, houve apresentação de balé e decoramos toda a escola”.

Entre os benefícios que já vem sendo percebidos com a execução do projeto está a maior participação dos alunos, inclusive em sala de aula, uma vez que a atividade em questão estimula uma aprendizagem cooperativa, melhorando o desempenho escolar dos mesmos. A aluna do 1ºB, Taciana G. do C. Cardoso se mostra encantada com a realização do projeto: “Esse projeto foi muito interessante, teve balé, capoeira, exposição de quadros, cartazes, e eu achei que ficou tudo muito lindo”, afirma ela. Já a discente Joana de Campos Madeira, aluna do 1ºA, compreendeu a importância da aplicação prática do aprendizado adquirido com o projeto: “Esse projeto foi um máximo, pois nele a cidadania nos foi explicada de formas variadas e criativas, e ficou muito bem entendido como devemos ter a cidadania em nossa vida”.


O trabalho com projetos na escola propicia atividades coletivas, onde os alunos desenvolvem sua autonomia, criatividade e vivenciam várias maneiras de lidar com o outro. A SRE Metropolitana B muito se orgulha e incentiva atividades do tipo, dada a compreensão de que o exercício da cidadania passa pelo comprometimento com a qualidade de vida do outro, e um mundo de paz e harmonia só é possível pelo altruísmo e pelo encontro.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Doutor Renato Azeredo

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!