.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 1 de agosto de 2017

3ª Feira de Ciências da E.E. de Ensino Médio “Monte Sinai”


No dia 13 de maio de 2017, ocorreu a 3ª Feira de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio “Monte Sinai”, durante a qual mais uma vez foi evidenciada a grande capacidade dos alunos de apresentar de forma prática e atual temas envolvendo Biologia, Física e Química.

Os alunos do 1º, 2º e 3º anos desenvolveram práticas envolvendo os biomas, vertebrados e temas genéticos (Biologia), dinâmica hídrica, elétrica e dos movimentos (Física), compostos orgânicos e inorgânicos, bem como sua utilização (Química), desenvolvendo na feira experimentos que demonstraram de maneira criativa esses elementos.

Segundo o professor de Biologia, Matheus Gomes Campideli, um dos coordenadores da feira, a prática do ensino desenvolvida na escola ainda é limitada por não haver um espaço próprio para a experimentação. Eventos como feiras de ciências, porém, despertam nos alunos um maior interesse pela disciplina e instigam a curiosidade dos alunos sobre temas contemporâneos e ligados ao seu cotidiano.


Segundo a professora de Química, Tatiane Palhares F. R. Reis, também uma das coordenadoras da feira, o processo de ensino-aprendizagem é muito limitado à sala de aula, visto que a escola não possui um laboratório equipado para as atividades práticas. Nesse âmbito, a Feira se configura como um incentivo aos alunos para novos aprendizados e ao interesse pelos conteúdos das disciplinas afins, fazendo com que o processo seja a um só tempo proveitoso e prazeroso. O evento possibilita aos discentes se sentirem verdadeiramente integrados à construção do conhecimento, sem contar que facilita a assimilação dos conteúdos que são ministrados em sala de aula.

O trabalho da feira não segue apenas uma vertente, configurando-se como uma atividade multidisciplinar, uma vez que outras disciplinas como História, Filosofia, Artes e Geografia incorporam em suas avaliações a temática da feira, de modo a enriquecer seus conteúdos.

Segundo Rônia Aline Teixeira Silva, auxiliar de serviços básicos da escola, os alunos tendem a se comprometer muito mais nessas feiras, demonstram interesse além do habitual e sempre pedem ajuda para realizar os experimentos. Assim, a escola como um todo acaba sendo envolvida no processo e na aprendizagem, ampliando a capacitação dos alunos e contribuindo para o conhecimento de todos.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. de Ensino Médio “Monte Sinai”








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!