.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


segunda-feira, 12 de março de 2018

DIRE B realiza encontros com os 210 gestores escolares para alinhamento das ações pedagógicas e gerencias de 2018


A Diretoria Educacional – DIRE B, em reunião com os gestores das 210 escolas da Metropolitana B entre os dias 1 e 2 de março, apresentou e discutiu a organização das ações pedagógicas nas escolas.

A Diretora Educacional Fátima Maria Gonçalves abriu os encontros com uma retrospectiva das orientações para o fechamento do Ano Escolar de 2017, com relação ao ensino-aprendizagem e às progressões parciais. Objetivando a efetivação do ensino-aprendizagem no espaço escolar, Fátima destacou a responsabilidade de cada profissional da escola com o aprendizado dos estudantes, incluindo a direção escolar, a vice-direção e especialistas, dada a sua dimensão gerencial.

Foram discutidos na reunião pontos relevantes que contribuem para a apropriação de normas e procedimentos que organizam o trabalho da escola. São eles.
  • Aplicação da Resolução 2197/2012, que traz as diferentes oportunidades de aprendizagem, norteando o ensino-aprendizagem.
  • Necessidade de atuação proativa do Conselho de Classe, com foco na discussão das habilidades e competências não consolidadas pelo estudante e capaz de criar estratégias que viabilizem a consolidação das aprendizagens.
  • Concepção de que a autonomia do gestor deve ser exercida com base em leis, decretos, resoluções, documentos orientadores, diretrizes e parâmetros curriculares, BNCC (Base Nacional Curricular Comum), CBC (Currículo Básico Comum), Matrizes de Referência, destacando a necessidade de o gestor se posicionar com firmeza, urbanidade e expertise para fazer com que as ações pedagógicas ocorram em prol dos estudantes.
  • Apresentação do Guia e Agenda do Gestor Escolar, elaborados pela Diretoria Educacional com a contribuição dos Diretores e Especialistas presentes em encontro realizado em julho de 2017, bem como dos servidores da SRE para as práticas em 2018.
  • Ficou também estabelecido nesses encontros o início dos Ciclos de Formação.
    1. Em parceria com a UNA, unidades Barreiro, Betim e Contagem, iniciaremos os Ciclos de Formação. Os professores das Unidades da UNA ministrarão a formação continuada para os Gestores Escolares e os Docentes das 210 escolas da jurisdição da Metropolitana B.
    2. A Equipe da DIRE B coordenará os Ciclos de Formação dos Especialistas das 210 escolas, o que corresponde a, aproximadamente, 630 participantes. Quatro Cursos de Formação Continuada para os especialistas já estão programados para este primeiro semestre de 2018.
__________
Texto e foto: Texto e fotos: Diretoria Educacional DIRE B


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!