.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Empreendedorismo, intercâmbio, voluntariado e cidadania são destaques nas escolas da B


Em virtude do período eleitoral, o nosso estimado informativo teve que tirar umas férias. A nossa labuta, porém, não cessa, e as nossas escolas seguiram em plena atividade durante todo esse tempo. Então, só para fazer uma modesta retrospectiva, confira a seguir algumas das surpresas que movimentaram as nossas instituições de ensino nos últimos meses, sempre nos enchendo de orgulho e esperança na Educação em que a gente tanto acredita!

A E.E. Imperatriz Pimenta, em Ibirité, é uma escola pequena em espaço físico, mas algumas ações fizeram a diferença, tais como o desenvolvimento do projeto Arte Contemporânea, que, realizado de forma interdisciplinar, foi plenamente abraçado pelos alunos, responsáveis pela criação de um painel em cada sala com pinturas criadas pelos próprios! Atualmente, os alunos são mais dedicados à conservação da estrutura física da escola e mantêm as paredes das salas limpas.

Outro projeto muito bem-sucedido é o Setembro Amarelo, que visa a conscientização e prevenção do suicídio junto aos jovens. E não é por menos: segundo o Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas entre 15 e 25 anos tiram a própria vida no Brasil anualmente, sendo o bullying no ambiente escolar a causa primeira. O projeto é elaborado pelos jovens da escola e levado para outras escolas em forma de palestra.

A escola desenvolve também outros projetos, pois em cada etapa existe o planejamento de projetos interdisciplinares, traçados no início do ano e desenvolvidos no decorrer das etapas.

A E.E. Celso Machado, em Belo Horizonte, promoveu o projeto “Economy House”, selecionado pela FECITEC/Florestal. Os alunos foram para Portugal apresentá-lo na feira de Ciências e Tecnologia daquele país.

Outro destaque foi Curso Técnico em Enfermagem, que, em 2018, desenvolveu várias atividades e ações na comunidade, nos centros de saúde e hospitais.

Ademais, a escola foi selecionada pela Cemig para participar do projeto Conexão Educar, a ser executado neste ano. Uma vez que a escola também está no projeto Led nas Escolas, a CEMIG contratou uma empresa para a troca das lâmpadas da instituição de ensino.

No projeto Meu Primeiro Negócio, por sua vez, os alunos construíram luminárias reaproveitando canos de pvc, e o laboratório de informática recebeu 40 computadores novos da SEE/MG.

E não para por aí! Em parceria com a Faculdade Dom Hélder Câmara, a E.E.C.M. participou do projeto de meio ambiente, que resultou no jardim da escola. O jardim, bem como diversas outras atividades realizadas na escola, foi pauta do MG1, da Globo, em 16 de novembro de 2018.

Momento do plantio do jasmim cheiroso. Imagem: MG1/Globoplay

Já a E.E. Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, teve dois discentes selecionados para o projeto Intercâmbio Cidadãos para o Mundo. Os jovens Laura Moura Campos e Vinicius Sabino Pires estiveram entre os 100 estudantes pré-selecionados, dos quais, após um processo de atividades e dinâmicas propostas pela AFS Intercultura Brasil, foram selecionados 20 semifinalistas, então encaminhados para as entrevistas individuais e dinâmicas de grupo que configuravam a etapa final.

Aluna Laura em Monasterolo di Savigliano. Foto: Arquivo Pessoal

A divulgação dos dois alunos selecionados para o intercâmbio se deu em 01/10/2018, e no dia 25 de janeiro do ano corrente eles embarcaram para a Itália, onde cursarão o 3° ano do Ensino Médio. O Vinícius está morando em Forlì, enquanto Laura está em Monasterolo di Savigliano, no norte da Itália.

Aluno Vinícius em Forlì. Foto: Arquivo Pessoal

O projeto – concretizado por meio de uma parceria entre a AFS e a empresa Ibiritermo S/A, patrocinadora integral do projeto com recurso de renúncia fiscal federal – objetiva enviar alunos do Ensino Médio da E.E.S.S.A., pertencente à Fundação Helena Antipoff, para intercâmbio internacional, prevendo ainda que intercambistas de vários países, como Tailândia e Alemanha, venham para Minas Gerais. Um dos critérios para participação do processo de seleção é ter uma média escolar superior a 70% e nunca haver sido reprovado. Neste ano de 2019, a Fundação Helena Antipoff pretende enviar dez alunos para o exterior!

No dia 26/10/2018, a E.E. Newton Amaral, em Betim, finalizou o projeto Meu Primeiro Negócio, resultante de uma parceria entre a SEE, a Secretaria de Ciências e Tecnologia e a organização educativa sem fins lucrativos Junior Achievement Minas Gerais (JAMG). O projeto proporcionou aos estudantes a experiência prática em economia e negócios através da organização e operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

Para participação no projeto, foram selecionados 18 alunos, que, ao longo de dois meses, aprenderam, através de palestras e visitas técnicas, a constituição de uma miniempresa. Além dos encontros semanais, o programa também ofereceu aos alunos um excelente material de formação. O projeto teve como responsável a professora Kênia Ramos e, como parceira, a Fomentar Consultoria & Negócios (FC&N).

1º encontro com os alunos selecionados. Foto: E.E.N.A.

Outra ação significativa no contexto da E.E.N.A. foi a formação dos representantes de turma (ver ed. Mar/2018, nº 41), que, ao final do ano, apoiaram a criação da Feira da Cultura na escola. O projeto contou com a liderança da professora Cássia Rezende Diniz e apoio da professora Adriana Lisboa e da pedagoga Rejane Alzamora.

Momento da eleição dos representantes. Foto: E.E.N.A.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Imagem capa: freepik.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!