.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

E.E. Eliseu Laborne e Vale desenvolve projeto de conservação do patrimônio público


Grandes realizações se logram com planejamento e participação de todos, e é muito gratificante ver que as nossas escolas têm, cada vez mais, trabalhado nesse sentido, não raro focadas em questões que, dado o seu caráter aparentemente básico, são comumente ignoradas e relegadas à poeira do cotidiano, muito embora sejam essenciais à criação de um ambiente escolar harmonioso e, por conseguinte, ao alcance do objetivo primeiro da instituição de ensino: formar cidadãos aptos ao enfrentamento saudável dos desafios inerentes à existência humana.

Exemplo disso é a E.E. Eliseu Laborne e Vale, localizada no Jardim Montanhês, em Belo Horizonte, que, ao longo deste ano de 2019, desenvolverá um projeto de conservação do patrimônio público para minimizar ou até mesmo anular qualquer tipo de depredação no ambiente escolar. A necessidade de ações nesse sentido se deu diante dos atos de vandalismo e depredação dos quais o espaço escolar há muito tem sido alvo. Daí a necessidade de conscientizar os alunos de que a irresponsabilidade com o patrimônio público atinge a todos, inclusive porque, da sua construção à sua manutenção, utiliza-se o investimento feito por todos os cidadãos por meio do pagamento de impostos.

Nesse sentido, o projeto objetiva criar nos discentes a sensação de pertencimento no que tange ao ambiente escolar. Não obstante, o projeto não se restringe ao corpo discente, abrangente também os pais, gestores, colegiado, professores, ATBs e ASBs, vez que todos são responsáveis por manter o ambiente escolar – ambiente de trabalho, estudo e convivência – livre de vandalismo e poluição, aumentando, assim, a qualidade das relações e o envolvimento dos alunos em questões importantes para a sua formação enquanto cidadãos críticos e conscientes.

A execução do projeto constará de uma série de ações, tais como trabalhos com textos, músicas e vídeos relacionados ao tema; mesas-redondas; confecção de faixas; passeatas etc. A expectativa é de que o projeto proporcione uma mudança de postura tanto no contexto escolar como na vida cotidiana.

É a E.E. Eliseu Laborne e Vale procurando estimular o comportamento consciente e sustentável necessário a todo ser humano que, desejoso de cuidar desta casa que é a Mãe Terra, serve de exemplo ao fazer a sua parte. E você, leitor, fique de olho, pois faremos questão de dar visibilidade ao andamento desse projeto!
__________
Com informações da E.E. Eliseu Laborne e Vale
Imagem: freepik.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!