.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Superintendente interina promove diálogos com as equipes da Metropolitana B


Com a transição de Governo do Estado e a saída do Sr. Webster Silvino de Oliveira, a diretora pedagógica Fátima Maria Gonçalves assumiu a Superintendência interinamente (até a publicação oficial do/a novo/a superintendente), colocando em prática uma solicitação geral dos servidores da SRE, no sentido de aproximar o gabinete dos setores e valorizar mais o servidor. Assim sendo, para marcar a transição e proporcionar aos servidores um momento de reflexão, discussão e conversa, foi elaborada uma dinâmica, dividida em três etapas, sendo: um vídeo que nos leva a refletir sobre a atual situação do mundo em termos de velocidade das informações e comunicações, e como isso influencia nossa vida e requer adaptações e cuidados; um momento de análise e desenvolvimento de características fundamentais para a liderança efetiva, com abordagem das principais características de um líder, na visão dos participantes; e, por fim, uma análise individual sobre perfis de negociação e trabalho de cada um, na intenção de propor ao servidor o desenvolvimento de habilidades que nos permitam executar ainda melhor as atividades cotidianas.

O objetivo dessa dinâmica foi mostrar o quanto a comunicação é fundamental em qualquer ambiente, aspecto que precisa ser aprimorado dentro da SRE, como percebido na Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação no Trabalho, que apontou que apenas 41% dos servidores respondentes acreditam que as comunicações na regional são efetivas. Além disso, dificuldades relacionadas ao exercício de cargos de gestão também foram abordadas, com o objetivo de proporcionar maior conhecimento sobre essa função e um aprimoramento da gestão de pessoas em todos os setores.

Os encontros foram realizados entre os dias 10 e 22/02, conduzidos por Fátima Gonçalves (DIRE B / GABINETE), Ivan Tavares (GABINETE) e Ana Cristina Ricci (DIRE B), e abrangeram todos que trabalham na SRE, inclusive os funcionários da MGS.

Especificamente no encontro da DAFI, além dos objetivos supracitados, houve a intenção de identificar servidores com perfil adequado para as atividades de gestão e coordenação dentro da diretoria, uma vez que os cargos de gestão encontravam-se vagos desde dezembro de 2018. A partir das discussões realizadas no encontro e da análise dos perfis, foram indicados dois nomes para gestão da DAFI, indicações que foram amplamente aprovadas e bem aceitas por toda a equipe, que elogiou a transparência e assertividade do processo de análise e escolha da direção.

Nos encontros das outras diretorias, as dinâmicas foram semelhantes, porém sem a intenção de determinar novos gestores, de modo que o objetivo principal era proporcionar à equipe um momento paralelo à rotina habitual de trabalho, com discussões desvinculadas das questões organizacionais, para ampliar a interação entre servidores, proporcionar um momento de crescimento individual e coletivo, bem como fortalecer as lideranças de cada setor, com as demandas e visão das próprias equipes.

A iniciativa de proporcionar esse momento aos servidores foi amplamente elogiada pelas equipes da SRE, uma vez que encontros similares não vinham sendo realizados nos últimos anos. O servidor é o principal ativo da organização, de modo que precisa ser ouvido, valorizado e desenvolvido de modo contínuo. Isso fortalece a identificação do trabalhador com a instituição e tende a aumentar sua longevidade na SRE. Num período de restrição financeira e orçamentária no âmbito do Estado, com restrições legais (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF) para realização de concursos e nomeação de novos servidores, é imperativo valorizar e desenvolver os servidores, aumentando sua qualidade de vida no trabalho e potencializando sua produtividade, tornando o trabalho mais eficiente em tempos de recursos humanos quantitativamente escassos.
__________
Texto: Ivan Tavares de Melo Filho
Núcleo de Planejamento / SRE Metropolitana B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!