.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Alunos da rede estadual de ensino visitam o Palácio das Mangabeiras

Alunos da rede estadual de ensino visitam o Palácio das Mangabeiras. Foto: Secult/Divulgação

O olhar educativo é um viés importante da difusão cultural, que contribui para a formação de público e para o despertar de novos e variados interesses. Com essa perspectiva, o Palácio das Mangabeiras passou a integrar a programação da Semana Cultural da Independência, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), abrindo a 25ª edição da CASACOR Minas para a visitação gratuita de escolas estaduais.

Nesta sexta-feira (13/9), a CASACOR Minas recebeu 80 alunos do ensino médio das escolas estaduais Ari da Franca, do bairro Santa Mônica, região de Venda Nova; e Celso Machado, do bairro Milionários, região do Barreiro. As excursões foram viabilizadas por meio de parceria entre a Secult, a Secretaria de Educação do Estado e a mostra CASACOR.

Foi a primeira vez dos estudantes neste símbolo modernista mineiro, situado aos pés da Serra do Curral. A visita às dependências do Palácio das Mangabeiras começou na área externa, que possui jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx e contém a maioria das obras da CASACOR Minas. Em seguida, os alunos puderam conhecer o interior do Palácio, antiga residência oficial dos governadores, inaugurada em 1955, e que já foi palco de inúmeras reuniões e encontros decisivos, possuindo uma importância histórica para a política de Minas Gerais.

“Aqui os alunos podem ver na prática o que estudam na teoria. Nos livros, tudo está muito distante, e na exposição eles estão tendo contato e podem interagir com as proporções, cores, formas e design presentes na arquitetura”, destacou a professora de Arte da escola estadual Ari Franca, Mônica Vilaça.

Exposição

Com projeto inicial de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio das Mangabeiras passou a abrigar a CASACOR Minas desde o dia 3/9, trazendo novas narrativas para o espaço. A CASACOR Minas, reconhecida como maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, exibe em Belo Horizonte trabalhos de 94 profissionais, dispostos em 60 ambientes.

O objetivo foi sintetizar, por meio das obras dos profissionais e artistas envolvidos nesta edição, as tradições mais características de Minas: hospitalidade, arte, natureza, e a riqueza dos patrimônios histórico, arquitetônico e paisagístico.

De acordo com Juliana Grillo, diretora da CASACOR Minas, a exposição é muito mais que uma mostra de arquitetura e pode inspirar as futuras gerações. “Ela surte um efeito muito positivo para os estudantes, que podem se identificar com profissões de arquitetura, design de interiores, paisagismo, cenografia, design gráfico, além de serviços ligados à gastronomia, que aqui são apresentados da maneira mais agradável e bonita possível, o que encanta os olhos e oferece possibilidades de formação, no sentido de estimular o empreendedorismo”, argumenta Juliana.

Com o tema “Planeta Casa”, o intuito da exposição é levar aos frequentadores uma reflexão sobre como a relação com o mundo influencia no jeito de morar. Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas sim como um estado de espírito tem norteado as novas formas de habitação nos últimos anos. O tema foi baseado na tendência de que cada casa se torne o universo particular do indivíduo.

A parceria do Governo de Minas Gerais com a CASACOR envolve a manutenção da edificação durante todo o período da ocupação, além da realização de uma série de melhorias no imóvel, desonerando o governo estadual dos encargos decorrentes da não utilização do espaço, além de todos os custos relativos à sua manutenção.

Estão previstas novas visitas gratuitas de estudantes durante o período da exposição, que vai até 13/10. Escolas que queiram agendar devem entrar em contato pelo telefone 31 32864587.
__________
Publicado em educacao.mg.gov.br
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!