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terça-feira, 19 de novembro de 2019

Mindfulness no contexto educativo: atenção plena para educadores


O estilo de vida contemporâneo exige a gestão contínua de uma multiplicidade de informações, tarefas e papéis. Tal gestão, via de regra, ocorre em um contexto de aceleração, insegurança, pressão e competitividade. O estado mental que emerge nos sujeitos submetidos a essa conjuntura de fatores mostra-se associado à mecanicidade (“piloto automático”), reatividade, irritabilidade, estresse, ansiedade, atenção dispersa, fadiga, humor deprimido e/ou diminuição da qualidade de vida.


No contexto educativo tal característica da contemporaneidade marca significativa presença. Pesquisas apontam altos índices de estresse, burnout e adoecimento entre educadores, bem como manifestações de ansiedade, dificuldades de concentração, irritabilidade e agressividade entre educandos, o que pode gerar impactos negativos nos níveis de aprendizado, autoestima, coesão grupal e sucesso acadêmico.

Em todo o mundo cresce o interesse e a demanda por programas de mindfulness que habilitem os educadores tanto à prática por si mesmos, quanto à sua introdução nos ambientes escolar e familiar.

O “Programa Ser Presente – Mindfulness no Contexto Educativo” desenvolvido e proposto pelo Núcleo de Mindfulness (NUMI) e parceiros, oferece suporte a educadores tanto no contexto institucional (escolas, creches, abrigos, ONGs etc.) quanto no contexto familiar (pais, avós, tios, padrinhos e amigos) através de informações, de técnicas e da vivência de mindfulness, favorecendo sua incorporação no cotidiano escolar e familiar.

O objetivo do programa é facilitar, em todos os envolvidos, o desenvolvimento da capacidade de presença, atenção, foco, equilíbrio emocional e gentileza, com vistas à promoção da saúde, da qualidade das interações interpessoais e dos processos de aprendizagem.

Fundamentado sobre quatro pilares:
1. Mindfulness
2. Mindfulness no Contexto Educativo
3. Alimentação Consciente (mindful eating)
4. Comunicação Não Violenta - CNV

Estruturado em três etapas
1. Introdução e incorporação, por parte dos educadores, dos quatro pilares do programa
2. Apresentação e treinamento da metodologia de trabalho com os educandos
3. Trocas de experiências e fórum de discussão entre equipe e educadores

Alguns benefícios das práticas de mindfulness:

Levando em consideração o que as pesquisas científicas têm apontado, podemos dizer que os benefícios colhidos no contexto educacional são:

Desenvolvimento de concentração e foco;
Cultivo da calma e do bem-estar;
Diminuição da ansiedade e do estresse;
Desenvolvimento de equilíbrio/autorregulação emocional;
Melhoria no controle de impulsos;
Desenvolvimento de qualidades inerentes importantes como: gratidão, equanimidade, compaixão e generosidade;
Cultivo do cuidado com outras pessoas e com o ambiente.

No dia 13/02/19, das 20h às 21h30, o NUMI realizará um Webinar Introdutório que apresentará os quatro eixos que sustentam o programa. O investimento é de R$35,00 (trinta e cinco reais).

Se você deseja compreender o que é mindfulness e como ele pode se inserir e contribuir no contexto educativo, participe! O evento é online e interativo, ocorrendo ao vivo no dia e horário indicados. Caso o participante não esteja disponível na data, ele terá acesso à gravação do webinar pelo período de sete dias.

Podem-se obter mais informações através do endereço atendimento@nucleonumi.com.br, bem como por meio do site e da página do NUMI no Facebook e no Instagram.
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Texto: adaptado de Núcleo de Mindfulness (NUMI).

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