Os alunos do professor Ronaldo Alves, da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen, vivenciaram na prática uma maneira eficiente de reutilizar recursos, promover a economia doméstica e colaborar para a preservação do meio ambiente. A experiência proposta pelo docente, que leciona Geografia, resultou na fabricação de sabão caseiro. Para execução da tarefa, os estudantes contaram com a ajuda da auxiliar de serviços de educação básica Ilda de Paula. Ao final da atividade, cada jovem levou para casa uma amostra do sabão ecológico e a receita do mesmo.
Sabe-se que o óleo de cozinha usado não pode ser despejado na pia, pois além de causar entupimentos, contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Quando o esgoto sem tratamento chega a um rio, o óleo misturado ao esgoto polui esse corpo hídrico. Cada 50mg de óleo provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água. O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de microorganismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio - isso resulta na morte da fauna aquática.
A experiência realizada pelos alunos do professor Ronaldo Alves colabora com a preservação da natureza dando uma utilidade ao óleo usado: o reaproveitamento. Assim, diminui-se o impacto ambiental de um item que, apesar de ser biodegradável, é um grande contaminante. A produção do sabão caseiro também pode se tornar uma fonte a mais de renda para as famílias dos estudantes, o que torna essa prática ainda mais interessante e sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!