.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Escola Estadual Maria das Graças Costa mobiliza comunidade sobre uso consciente da água


O fim das atividades letivas do ano de 2015 se aproxima, e a equipe da E.E. Maria das Graças Costa pode se orgulhar de ter realizado uma verdadeira mudança de hábitos no que se refere ao uso da água. Além de promover atividades pedagógicas voltadas para a conscientização, a própria escola assumiu o compromisso de dar o exemplo por meio da adoção concreta de práticas sustentáveis.

 “Em sala de aula, procuramos abordar a crise hídrica de forma interdisciplinar e aprofundada, discutindo os vários aspectos que causaram o problema, as consequências que estamos vivendo e o que deve ser feito por cada um em prol do bem estar da coletividade”, explica Iara Cristina Carvalho, pedagoga da escola.

Mas, para que os alunos se sensibilizassem sobre as mudanças de comportamento encorajadas pelas ações pedagógicas, a instituição de ensino organizou-se para identificar as possibilidades de redução do desperdício de água, mobilizar servidores e implantar ações que levassem à diminuição do consumo na escola.


“A aprendizagem torna-se muito mais efetiva quando os conteúdos são transmitidos e vivenciados na prática. Com o engajamento de toda a escola, as estratégias de ação contra o desperdício deixaram o papel e provocaram mudanças nos hábitos dos alunos, professores e demais servidores”, comenta a pedagoga.

De acordo com Iara, os resultados deste trabalho conjunto foram muito positivos. Enquanto, de maneira interdisciplinar, os alunos produziram cartazes, debateram em sala de aula e realizaram apresentações teatrais sobre o consumo consciente da água, os servidores da escola dedicaram-se, por exemplo, à criação de um sistema de coleta da água da chuva para utilização na limpeza dos ambientes externos e descargas dos banheiros.


“O ambiente escolar mudou significativamente durante o projeto. A troca de experiências e o aprendizado foram muito enriquecedores para todos e, o que esperamos é que os alunos que mudaram de hábitos dentro da escola, também levem estas informações às suas comunidades, transformando-se em multiplicadores do comportamento consciente”, conclui Mara Elizabeth Alves Bragança, diretora da escola.

 




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!