Os alunos da Educação Integral da Escola Estadual Nair Mendes Moreira estão deslumbrados com a horta que criaram. Sob orientação do professor Vanuce Nazaré Coutinho, formado em técnicas agrícolas, os estudantes aprenderam a cultivar verduras e hortaliças que agora complementam a merenda escolar.
“A empolgação é tão grande que os alunos têm prazer em cumprir o horário da Educação Integral, e fazem questão de ensinar aos demais colegas a também cuidarem da horta, respeitando a natureza e conservando o meio ambiente”, destaca Luciene Aparecida Elias Ferreira, diretora da escola.
O professor Vanuce ensinou os alunos a cuidarem das pragas utilizando sabão e detergente, a retirarem as ervas daninhas, a colocarem adubos e a plantarem sementinhas e mudas. Nos horários das refeições, as hortaliças colhidas colorem os pratos dos estudantes, que também aprenderam a dar preferência a uma alimentação saudável, composta por legumes, cereais, frutas e carne.
Verde que transforma
O mais interessante do projeto, segundo a diretora, é a mudança perceptível no comportamento dos alunos. “O número de conflitos foi reduzido, as demonstrações de intolerância uns com os outros diminuíram, e o próprio aproveitamento escolar deles está apresentando melhorias. O interesse pelo conteúdo das disciplinas e exercícios em sala de aula aumentou visivelmente, assim como os cuidados com as instalações da escola”, observa Luciene.Em 2015, o resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) apresentou redução de baixo desempenho e elevação da faixa intermediária para o recomendável na escola. A diretora avalia que os indicadores apontam para a consolidação de um círculo positivo de mudanças no desempenho escolar dos alunos.
“O sucesso do projeto tem despertado a atenção de todos os membros da escola, como professores e alunos de outros turnos, que passaram a oferecer ajuda para manutenção da horta. Também os pais têm reportado mudanças no comportamento de seus filhos em casa. Alguns familiares chegam a se envolver nas atividades, doando mudas e incentivando os jovens nos projetos escolares”, salienta Luciene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!